Você alguma vez se perguntou a diferença entre consumidor e shopper? No varejo é extremamente comum não saber identificar quem é quem visto que para muitos, esses termos são entendidos como sinônimos, mesmo que não devessem, visto que cada um tem seu papel e importância.
Para mudar isso, neste artigo do Instituto QualiBest você vai entender o que é shopper e quais os caminhos existentes para identificá-lo. Então acompanhe a leitura até o final e não perca nenhum detalhe.
Se você acompanha o blog do Instituto QualiBest já deve saber bem qual é a definição de um consumidor comum. É aquele que de fato consome o produto, ou seja, é aquele que não apenas o compra, mas também se relaciona como a marca em um nível mais profundo, vivenciando a experiência de compra e dando valor a outros aspectos como a aparência, sabor, usabilidade ou durabilidade do que está adquirindo. Aspectos que agregam maior valor.
Por outro lado, o shopper é o indivíduo que realiza a compra propriamente dita, interagindo com os vendedores e fazendo o pagamento. Em outras palavras é o comprador que vai até o ponto de venda e que por isso é o público que mais sofre com às influências que esse tipo de ambiente de loja exerce.
Esses fatores fazem com que o shopper dê mais o valor para fatores da experiência de compra como: preço, variedade de um produto e conveniência.
Podemos dizer então que esse tipo de cliente, não necessariamente foi impactado pelas suas ações de marketing anteriores.
Contudo isso não significa nem por um momento que ele deva ser ignorado. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, uma das maiores autoridades mundiais quando o assunto é estudar os hábitos dos consumidores, mais de 70% das decisões de compra são feitas em frente a um PDV, na loja.
Por esse motivo é imprescindível que a sua equipe considere estratégias de shopper marketing para entender melhor o comportamento desse grupo e para isso, um dos caminhos é através das pesquisas de mercado que ajuda a identificar as necessidades e as intenções que esse tipo de comprador possui. Além de ajudar a elaborar melhores estratégias para induzi-lo a cumprir algumas ações no PDV.
O desenvolvimento de estratégias pensadas exclusivamente para o shopper traz vantagens como:
Para entender como shopper se comporta é preciso saber quais são os fatores que influenciam o seu processo de tomada de decisão e quando estamos falando de um mercado tão competitivo sabemos que o comportamento desse tipo de indivíduo pode variar por muitos fatores diferentes. Por isso as pesquisas de mercado e estudos direcionados são fundamentais para estratégias de identificação como: programas de fidelidade, previsão de demanda de vendas, pesquisa de satisfação com clientes me dê mais fontes deem certo.
Quer saber mais sobre como identificar o shopper e criar estratégias assertivas para aumentar suas vendas? Então continue acompanhando nosso blog e para maiores detalhes basta entrar em contato conosco falar com nossos especialistas.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…