2021 já começou e como não haveria de ser diferente: as tendências de marketing digital continuam a se moldar de acordo com os hábitos comportamentais dos internautas em seus mais variados grupos e hábitos de consumo.
Ter isso em mente é a maneira mais eficiente de manter sua empresa relevante, oferecendo uma experiência de compra condizente com o que seu público espera e nesse artigo do Instituto QualiBest falaremos sobre essas tendências, para que você possa se manter atualizado nesse novo ano.
Com o passar do tempo as estratégias evoluem, seguindo um padrão que o próprio consumidor apresenta de acordo com seus hábitos e comportamentos na internet. Dessa maneira, os decisores responsáveis por pensar as campanhas das empresas são capazes de organizar e criar o melhor planejamento para as suas ações.
Nesse aspecto, todos os anos surgem tendências de marketing digital as quais essas organizações se apoiam e incorporam as suas metodologias. Foi assim com o uso do data driven, user experience em 2019 e com a valorização de conteúdos em tempo real e o foco maior em dados e performance de conteúdo em 2020.
Para 2021 isso se mantém e algumas tendências não poderiam ficar de fora da nossa lista. São elas:
Devido a pandemia, as vendas por e-commerce deram um salto gigantesco em 2020, paralelamente, o tempo médio que o brasileiro passa na internet também subiu, de 2h23 em 2019 para mais de 3h30 em 2020.
Com esses dados fica fácil entender por que as empresas especializadas em e-commerce passaram a investir em plataformas de mídias sociais.
Além disso, as melhorias no Instagram Shopping e a chegada de pagamentos via WhatsApp corroboram para que essa seja uma aposta certeira de marketing digital para 2021;
Com o aumento no tempo online (provável única forma de contato com terceiros que as pessoas em isolamento possuem), a valorização das experiências em tempo real também se tornou uma realidade que precisa ser explorada no segundo ano da década de “20”.
A pandemia ressignificou uma forma de conteúdo já conhecida, mas pouco explorada, as lives. Transmissões ao vivo, através de plataformas como Instagram, Youtube, Facebook, Twitch, entre outros. Seja transmitindo shows, ou streaming de games, as pessoas passaram a se identificar muito mais com isso, devido ao fator de conexão humana existente, o que é uma grande oportunidade para as empresas.
Uma interação bem feita com o público pode ser fundamental na sua jornada e experiência de compra;
Ligado a experiência ao vivo, de conexão humana, a já conhecida estratégia de marketing digital de criação de conteúdo interativo volta a ser uma tendência em 2021.
Isso se deve principalmente pelo fato do distanciamento social, que afastou as pessoas fisicamente, mas aproximou virtualmente.
Logo, a interatividade com envolvimento humano tende a ser um investimento com alto retorno positivo para as empresas.
Obviamente essas não são as únicas novidades que irão surgir na área ao longo do ano e para não perder nenhuma novidade que possa ser o diferencial da sua empresa continue acompanhando o blog do Instituto QualiBest para ficar por dentro de tudo.
Para maiores informações basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…