Já se sabe que a pandemia acelerou a digitalização dos negócios e transformou opções de compras online e delivery em essenciais para as empresas. Mas não foi só isso que mudou. A jornada de compra também teve impactos neste novo normal. É possível observar, por exemplo, que o público está priorizando o que é essencial para o dia-a-dia, diminuindo comportamentos impulsivos. As lojas físicas que aderiram ao e-commerce também puderam manter ativo seu giro de capital, mesmo funcionando com portas fechadas.
Um estudo do próprio Google buscou informações sobre mudanças que podem ter vindo para ficar, com base em varejo, viagem e finanças. O que ficou mais óbvio foi justamente que os varejistas devem seguir com seus investimentos para venda online – seja para alimentos, roupas ou coisas de casa, ter um estoque de reposição foram os setores que mais estimularam para as compras online.
A ferramenta de busca é a mais usada no meio do caminho dessa jornada de compra – que já foi constatada anteriormente não ser mais linear. Com base na pesquisa, algumas dicas para conquistar o novo consumidor são:
1. Aposte na omnicanalidade – e aproveite ferramentas que possam auxiliar sua empresa a ficar mais evidente e com maior relevância nas pesquisas.
2. Ofereça um bom suporte ao cliente, considerando um atendimento 4.0.
3. Tenha atenção a possíveis falhas da plataforma, como erros de pagamento, segurança de dados, entrega dentro do prazo, disponibilidade do produto em estoque, entre outros. Para dicas de como oferecer um bom serviço delivery, clique aqui.
4. Invista na plataforma de venda, seja site ou aplicativo. Lembre-se de criar uma navegação fácil e intuitiva, considerando ainda os diversos dispositivos móveis.
Com a declaração de pandemia realizada no primeiro trimestre de 2020 e sabendo que ainda leva um tempo até que a situação normalize, alguns comportamentos que eram para ser uma pequena adaptação ao novo momento acabaram sendo internalizadas. O uso de ferramentas virtuais pelas empresas, por exemplo, é algo que só cresce. Apesar de o Instagram sair disparado na frente no tema, plataformas como a Twich.TV ganharam um grande espaço por facilitarem a monetização.
Reuniões online e trabalho home office se mostraram também bastante eficientes e as relações de trabalho devem ser repensadas a partir daí, bem como a organização do trabalho em função do aumento do desemprego. Ainda nesse contexto a gestão de tempo se tornou essencial e quem puder oferecer ferramentas para otimizar processos, agilizar tarefas e organizar rotinas terá pontos ganhos com o público em geral.
Com essa reorganização laboral, a qualidade de vida também passou para um outro nível e assuntos como saúde mental e atividade física devem seguir fazendo sucesso, além de oportunidades de lazer e de estar em contato com a natureza. Os hábitos alimentares tiveram ainda bastante impacto, como você confere clicando aqui.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…