A satisfação pessoal com uma experiência de compra passa principalmente pela lembrança que temos de bons produtos, que nos trouxeram prazer e felicidade, daquele tipo que fica gravado na memória. E isso é o que faz alimentarmos nossa lista mental de produtos favoritos, até que nos tornamos consumidores fiéis daquele produto, daquela loja ou marca e nunca esquecemos de trazer de volta para nosso consciente quando sentimos a necessidade de comprar novamente. Sabe do que estamos falando? Share of mind.
O termo em inglês significa trabalhar com a retenção de uma marca no inconsciente das pessoas e isso faz parte do trabalho central de qualquer estratégia de marketing. Para medir esse grau de memória de um produto ou serviço, indicadores de share of mind são utilizados, vinculando resultados de pesquisas de satisfação de uma marca ou produto com o posicionamento de mercado e o grau de lembrança das marcas pelos consumidores.
As pesquisas direcionadas especificamente para o share of mind de algum tipo de produto cuida das questões relacionadas ao posicionamento da marca, como por exemplo: Como ela é lembrada pelo seu público-alvo? Quais os canais de comunicação que são mais utilizados para despertar essa lembrança? Qual o nível de penetração ou profundidade com a qual a marca, empresa ou produto é lembrado?
Esses indicadores são muito úteis para a elaboração de ações e estratégias de marketing mais eficazes, além de ajudar a entender melhor o nível de retorno que a identidade visual da marca traz ao produto e, por outro lado, quais são os pontos de divulgação e apresentação do produto que precisam ser melhorados. Conquistar a fidelidade do consumidor é o objetivo de todas as marcas, independentemente do ramo de atuação.
Tudo se resume ao nível de memória afetiva que um produto consegue atingir em cada um dos consumidores. Pode ser uma roupa bonita e confortável, uma comida saborosa ou uma estadia perfeita em um hotel qualquer, um utensílio doméstico prático e funcional ou um automóvel moderno e econômico, não importa. Todas as marcas sonham em criar algum produto ou serviço que façam com que os clientes, de tão felizes e satisfeitos, se tornem assíduos e façam daquela compra algo habitual.
O tipo de serviço ou produto é irrelevante nesse estudo. Com o avanço e a diversidade de ferramentas online disponíveis, as marcas nos pontos de venda possuem mais instrumentos para alcançar a fidelidade do cliente e chamar a atenção para fazer despertar a memória afetiva de uma compra passada ou de uma experiência bem-sucedida com um serviço específico.
Outra questão fundamental para que as marcas e empresas tenham credibilidade e sejam reconhecidas no mercado é o seu posicionamento e visão sustentável do negócio. Para o consumidor, a qualidade do produto importa tanto quanto a preocupação da empresa em questões voltadas ao meio ambiente, consciência social e governança. Trabalhar questões voltadas ao ESG é muito importante para conquistar fidelidade e, assim, mostrar indicativos positivos de share of mind.
Quer saber um pouco mais sobre a importância dos indicadores de share of mind para sua estratégia de marketing, entre em contato com a nossa equipe.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…