Insights funcionam como pequenas pistas e indicações sobre o que deve ser feito para alcançar um resultado melhor. Esse conceito é aplicado principalmente para entender os hábitos de clientes durante a jornada de compra e pode ser obtido principalmente de dados comportamentais.
Mas quais são os insights que esses dados podem gerar? A quantidade é quase ilimitada e depende principalmente do tipo de problema que a empresa procura solucionar e nesse artigo do Instituto QualiBest nós indicaremos alguns dos mais importantes para você aplicar a realidade do seu negócio.
Dados comportamentais são gerados de todas as ações que um usuário realiza online e que pode ser rastreada de alguma maneira, desde a navegação tem um site, blog, software, aplicativo ou rede social podem se tornar informações válidas que serão utilizadas para entender como um determinado grupo de pessoas ou empresas se comporta.
Essa captação de dados acontece de duas maneiras distintas: centrada no site, que diz respeito ao explicado no trecho acima e a centrada no usuário, quando estes aceitam participar de pesquisas e instalam aplicativos que monitoram sua navegação em browser e afins.
A medição centrada no usuário (segundo tipo exposto) é o método que mais se aproxima das pesquisas de mercado, que são ferramentas ainda mais eficientes de captação de dados.
A seguir veremos alguns exemplos de insights que podem ser gerados por dados comportamentais.
Permite descobrir de maneira objetiva quem está visitando determinados sites e aplicativos que podem ser relevantes para a sua pesquisa. É uma das principais ferramentas para conhecer melhor o público que esteja tentando alcançar;
A jornada do consumidor compreende uma enorme variedade de pontos de contato, que inclui desde o interesse do cliente até a aquisição de algo e com o passar do tempo o ambiente online tem ganho cada vez mais espaço. Com isso, os dados comportamentais podem ser usados para entender seus hábitos e motivações de consumo, com o objetivo de oferecer uma experiência de compra perfeita;
Analisar como o seu público-alvo lida com os anúncios que encontram nos navegadores da internet. Os dados comportamentais permitem uma complementação dos dados de anúncio, fornecendo informações demográficas do perfil do cliente, tais como: idade, gênero, renda familiar, classe social, formação, entre outros;
A importância das palavras-chave inclui muito mais do que um título interessante na meta description da pesquisa do Google, elas são parte fundamental de uma estratégia complexa de ranqueamento e devem ser baseadas nos melhores insights.
Os termos de busca que possibilita que a sua empresa entenda por completo como os consumidores utilizam as palavras-chave nos mecanismos de busca, o que permite o direcionamento de tráfego para sites mais relevantes para a sua pesquisa;
Descubra os insights da sua concorrência no ambiente online, através da análise de tráfego de seus sites, bem como a categoria de produtos mais populares do setor que está inserido, as taxas de conversão, entre outras informações relevantes.
Em suma, os dados comportamentais irão te ajudar a descobrir as particularidades dos hábitos durante a jornada de compra de cada cliente em especial, para que você possa se adaptar e proporcionar uma experiência cada vez melhor.
Para entender mais sobre a importância desses insights, acesse nosso site ou entre em contato conosco e fale com um de nossos colaboradores.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…