A maternidade é uma aventura gratificante e que vem cheia de dúvidas e responsabilidades e muitas delas fazem com que as mães de primeira viagem tenham que repensar seus hábitos, desde a saúde até o controle financeiro, reorganizando suas prioridades para passar por esse período de forma confortável e o mais tranquila possível.
Para entender melhor quais são as mudanças nos hábitos de consumo de mães recentes, o Instituo QualiBest desenvolveu a pesquisa “Mães #Semfiltro”, que vai nos ajudar a entender o que mudou na vida de mães de 20 a 45 anos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil que tiveram o primeiro filho (de 0 a 2 anos).
Os hábitos de consumo que precisaram mudar com a chegada do primeiro filho
A questão financeira é sempre uma grande preocupação para as mães de primeira viagem, 55% acham que ter condições financeiras para dar aos filhos o que eles merecem é uma das maiores dificuldades e desde o momento em que elas descobrem que estão grávidas, passam a repensar os seus gastos e muitos itens deixar de aparecer na fatura, tais como:
- Gastos com supérfluos;
- Restaurantes, viagens, roupas, calçados e acessórios etc.;
- Passam a utilizar produtos com menor custo;
- Algumas mães fizeram investimentos para o futuro do filho, como previdência privada e poupança.
Para 70% das mulheres, a vida de uma mãe no Brasil é difícil e exaustiva, por isso, essas mudanças nos seus hábitos de consumo são para se adaptar não só ao período gestacional, mas a todas as necessidades que a criança tem durante os anos, como o uso de fraldas nos primeiros anos.
Além disso, outras preocupações apareceram com frequência durante a pesquisa:
- 60% temem não terem tempo para a vida pessoal.
- 52% temem não encontrarem um equilíbrio entre ser muito rigorosa e não impor limites para os filhos;
- 51% não ter tempo para se dedicar mais ao trabalho;
- 50% não ter paciência na hora de repreender e corrigir;
- 41% não ter paciência ou energia para brincar e fazer atividades juntos.
Conciliar as responsabilidades da nova rotina é um dos grandes desafios para as mães de primeira viagem e isso em grande medida impulsiona a mudança de hábitos em todas as áreas da vida.
Por que as marcas devem prestar atenção nas mães de primeira viagem?
A mudança nos hábitos de consumo não significa, que as mães deixaram de consumir e sim que trocaram determinadas marcas por outras e passaram a consumir para elas e para seus filhos. Em aproximadamente 61% dos lares as mães são as responsáveis pelas decisões de compra e em outros 34% a decisão é tomada em conjunto com o companheiro, ou seja, a responsabilidade é exclusivamente masculina em apenas 3% dos casos.
Por esse motivo, as marcas precisam entender onde e como as mães buscam se informar para esclarecer suas dúvidas e a lista pode ser vasta: blogs, sites, grupos do facebook, whatsapp e youtube são os mais utilizados.
Além disso, elas devem entender suas novas prioridades que inclui principalmente a saudabilidade na vida de seus filhos, por isso, produtos: hipoalergênicos, sem álcool, sem perfume, com menos produtos químicos, entre outros estão no topo da lista.
Para saber todos os detalhes sobre os hábitos de consumo das mães de primeira viagem acesse a pesquisa “Mães #Semfiltro” completa ou entre em contato com o Instituto QualiBest para entender qual a pesquisa que melhor se encaixa para as necessidades do seu negócio.