Marketing

Prepare sua estratégia B2B de vendas para o fim do ano

O Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para quem trabalha com vendas. Porém, as festas de fim de ano também estão no ranking e é preciso se preparar para elas. Mas as empresas que fazem serviço B2B estão prontas para esse momento? Os serviços oferecidos têm a qualidade necessária para suportar a alta demanda de dezembro sem problemas técnicos ou de usabilidade?

No ano de 2020, o Google Trends registrou uma alta de buscas sobre softwares, soluções relacionadas a pagamentos e logística e até embalagens nos meses de agosto a outubro. Outra constatação importante foi que um fator primordial para contratar serviços é confiar na marca. Essa confiança vem como prioridade, acima do preço e suporte. Por fim, um dado relevante é que empresas menores avaliam fornecedores diferentes mensalmente, enquanto os grandes empreendimentos tomam essa decisão uma vez ao ano.

Ainda no ano passado, a empresa Mercado Eletrônico, uma plataforma de soluções e-commerce B2B, registrou um aumento de 50% no número de empresas que utilizam o serviço. Aliado a isso, houve um crescimento de 35% na receita bruta da marca. Esse é apenas um exemplo de como o setor cresceu durante a pandemia. Para saber mais sobre o que aconteceu com o e-commerce no período, clique aqui.    

Como é a jornada do consumidor B2B?

Em, geral, o consumidor é omnichannel e busca por uma boa relação com a marca, que agregue experiências positivas de maneira online ou offline, como você confere clicando aqui. Já a jornada de compra B2B pode ser longa e bastante variada, considerando que esse consumidor gasta 96% do tempo em que está online fora dos mecanismos de busca. Por isso, estar em diferentes mídias pode ajudar na reputação da marca para ganhar seus clientes. 

Isso mostra a importância de uma boa estratégia digital, que passe não somente pelas redes sociais, mas que seja ativa nas interações de sites como Reclame Aqui, por exemplo. Também é preciso atuar de maneira assertiva no planejamento de Google Ads, e-mail marketing, re-target e outros.

Observe as métricas vindas dessas atuações e de pesquisas de mercado para melhorar continuamente essa estratégia. Além disso, um trabalho conjunto mostrando a marca para a imprensa pode trazer mais credibilidade à empresa. Por fim, lembre-se, vendas híbridas (que misturam o digital com o físico) deixaram de ser um luxo para se tornarem uma realidade comum.  

Quer saber mais como fazer uma construção de marca efetiva? Este tema pode ajudar. 

 

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024