Uma das principais mudanças no comportamento do consumidor, com relação ao posicionamento de marca durante a pandemia que foi possível perceber diz respeito ao interesse por empresas que demonstraram valores éticos e práticas sustentáveis em suas campanhas.
Antes da pandemia os consumidores escolhiam marcas por razões como: relevância no mercado, autenticidade, reputação e o status que ela representada. Mas com a crise atual, como foi possível notar, isso mudou e nesse artigo do Instituto QualiBest falaremos sobre esse processo de reconstrução de branding e da sua importância para o cenário de hoje.
Um dos muitos legados deixados que ficou após 2020 e que certamente irá perpetuar nos anos que estão por vir é a de que a responsabilidade corporativa tem imensa importância para os consumidores. Não que antes as pessoas não estavam atentas aos movimentos das suas marcas favoritas, porém com toda turbulência causada pela COVID-19 a conscientização desse público está muito maior, o que exige das empresas um posicionamento de marca diferente.
Tal mudança de comportamento faz com que a relevância em alinhar os propósitos entre empresa e consumidor seja muito maior. Assim, algumas estratégias que certamente farão toda a diferença no seu posicionamento de marca são:
Nessa nova realidade de marketing pós-pandemia, as ações em favor do bem-estar da população agirão como a base para a construção de um novo posicionamento. Baseados também na análise de dados que visem responder às principais necessidades do seu público e para melhorar a maneira como sua empresa irá operar.
O objetivo desse posicionamento digital é aumentar a agilidade dos processos para atender às expectativas do seu cliente em todos os pontos de contato;
O grande objetivo dos profissionais de marketing nesse momento é explorar as melhores oportunidades para reposicionar a sua marca e definir seu valor para os próximos meses ou anos. No entanto, poucos são aqueles que quantificam corretamente o valor da marca versus a eficácia das suas estratégias de marketing.
Entender o quanto vale sua marca e/ou produto para o público-alvo é fundamental para buscar ainda mais crescimento e isso é possível com ações simples, como o uso de ferramentas que rastreiem o desempenho da marca para que seja possível relacioná-lo com o comportamento do consumidor e o número de vendas, demonstrando assim o quão correto estão as suas percepções frente a realidade do mercado;
Assim como a nossa pesquisa “Comportamento do consumidor após o Coronavírus” já evidenciou no início da pandemia e que foi reforçado com o passar dos meses: 4 em cada 10 consumidores lembraram de alguma marca que realizou ações em prol de ajudar terceiros durante a crise.
Ou seja, apresentar medidas que buscam solucionar problemas comuns, sem se preocupar em esconder as suas falhas ou omitir as reclamações dos clientes, tendem a melhorar a imagem perante o mercado.
Obviamente que é fundamental alinhar essas estratégias as suas competências atuais, mantendo-se sempre atualizado sobre as mudanças do comportamento do seu público, através de pesquisas de mercado e demais ferramentas para ter um posicionamento de marca ainda mais forte e relevante.
Para saber mais entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…