Marketing

Por que o podcast ganha cada vez mais relevância?

O formato de podcast ganha cada vez mais relevância enquanto canal de conteúdo para marcas e empresas. Além de trazer a possibilidade de aprofundamento em temas de destaque, ele funciona como um programa de rádio da nova era da comunicação e ainda pode ser disponibilizado em plataformas de streaming, o que facilita mais o acesso do público. A audiência do Spotify em relação a podcasts, por exemplo, aumenta em média 21% mensalmente desde janeiro de 2018, segundo dados da própria empresa.

Não à toa, o ClubHouse é a rede social que vem ganhando mais espaço, com rapidez e força. A plataforma foca em salas específicas para cada tema, com interação por áudio. Não é exatamente um podcast, mas tem a mesma premissa: aprofundar temas com bate-papos em voz.  

Para qualquer um dos dois produtos, em todo caso, é muito importante saber o que pensa o público que está online, seu comportamento e seus anseios. Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar a entender melhor quem é esse internauta, como você confere clicando aqui.  

Dados do Kantar IBOPE mostram ainda que 8% dos brasileiros ouvem podcast hoje, o que significa 34,6 milhões de pessoas acionando a ferramenta. Considerando que 40% da população brasileira tem acesso à internet, o IBOPE constatou que 50 milhões de pessoas no país já ouviram podcast em algum momento, sendo que o principal período de consumo é quando estão desocupados, indo de um lugar para outro ou realizando alguma atividade doméstica. Mesmo com a pandemia,  o relatório State of the Podcast Universe, da Voxnest, mostrou que que o Brasil lidera o ranking dos países com produção crescente desse tipo de conteúdo desde o começo de 2020. 

Passo a passo para criar seu podcast

  1. Formato: o podcast é um tipo de mesa redonda sobre determinado assunto, mas pode ter variáveis que precisam estar claras no projeto, como ter ou não entrevistados, tom de voz, o que não se fala, o que se fala, etc.
  2. Tema: apesar de cada programa poder falar de um assunto, é importante que tenha um segmento específico. Pode ser, por exemplo, um podcast de cultura pop ou de esportes.
  3. Mesmo sendo um conteúdo mais solto, é importante que haja um fio condutor. Por isso, não esqueça do roteiro e do famoso storytelling.
  4. Tenha um gravador de voz de qualidade: gravador de voz do celular, microfones (condensador ou dinâmico), gravador comum (Zoom ou Tascam), entre outras opções.
  5. Busque um programa de edição de waveform.
  6. O formato comum de um podcast inclui: vinheta, introdução/apresentação, blocos e transições.
  7. Uma vez pronto, tenha em mente os canais de distribuição. Caso queira colocar nas plataformas de streaming, busque por distribuidoras como ONErpm, Believe, Tratore, entre outras.

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024