A sustentabilidade importa porque ajuda o planeta, agrega valor e porque coloca sua empresa em alinhamento com as novas prioridades do consumidor – uma pesquisa realizada pela Union + Webster, de acordo com a Agência Sistema FIEP, mostra que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. E tem mais! Entre os entrevistados, 70% não se importam em pagar mais por isso. Duas séries disponíveis na Netflix possuem episódios que mostram sobre temas como reciclagem, substituição do plástico e a indústria da carne, dando algumas soluções práticas de como tomar atitudes sustentáveis. São eles “Desserviço ao Consumidor” e “Explicando”.
A Patagonia, por exemplo, é uma marca de roupas fundada em 1973 e que vem ganhando cada vez mais destaque por suas ações com foco no meio ambiente e na sustentabilidade, além de ter aumentado muito seu lucro. Pregando o anticonsumo, ela supera o 1 bilhão de dólares em vendas anuais e reverte 1% desses lucros para a preservação. Além de ter sido a primeira norte-americana a vender casacos de material reciclável, a empresa fez uma série de restrições para si mesma, com o intuito de causar o menor impacto possível no planeta.
É importante ressaltar que, só no Brasil, a indústria têxtil gera 170 mil toneladas de lixo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção. Nesse contexto, outro tipo de negócio que tem se tornado bastante conhecido é a economia circular, que é basicamente você passar as roupas adiante. Na Espanha, por exemplo, uma das redes de lojas de grande sucesso chama Humanas e, em poucas palavras, é um grande brechó – ela recebe doações em troca de descontos e revende. Considerando que os clubes por assinatura têm sido um sucesso, principalmente durante a pandemia, outra oportunidade está em fazer girar pacotes de roupas para bebês de acordo com a idade, como é o caso da brasileira Tuga – Assinatura Circular.
Há ainda outro produto que pode prejudicar o meio ambiente aos montes: os eletrônicos. De acordo com dados da ONU, são gerados no mundo 50 milhões de toneladas de lixo desse tipo a cada ano, incluindo substâncias que podem contaminar a água e o solo quando destinados a um aterro.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…