A pesquisa de mercado é a ferramenta mais confiável e eficiente para investigar e descobrir quem é o público-alvo e a persona da sua empresa, não por menos é o primeiro passo de um caminho longo, mas que não precisa ser tortuoso.
Pensando nisso, nesse artigo do Instituto QualiBest, um instituto de pesquisa na vanguarda de ações desse gênero, você vai descobrir como esses três elementos estão interligados e como eles podem ser o ponto chave de estratégias extremamente assertivas.
Entenda como as pesquisas de mercado estão ligadas as estratégias de público-alvo e persona
Obter informações precisas e completas são a pedra fundamental do sucesso para que qualquer empreendimento seja bem sucedido, pelo simples motivo de ser indispensável no processo de obtenção de dados sobre seus clientes em potencial e os já existentes, concorrência e todos envolvidos no mesmo segmento.
Dentre desse cenário, a pesquisa de mercado reina como principal fonte para aqueles que buscam resultados assertivos, partindo da coleta, análise e interpretação de informações sobre um determinado mercado, produto ou serviço que posteriormente será oferecido para venda para o seu público-alvo.
O fluxo para encontrar o caminho para campanhas mais assertivas é o seguinte:
- As pesquisas de mercado buscam gerar insights qualificados que ajudam a definir melhor os hábitos de consumo do público-alvo, a partir principalmente de dados demográficos desses indivíduos e monitoramento das atividades em ambiente online;
As pesquisas são divididas em dois tipos: primárias, que buscam informações diretamente no mercado e com clientes, cujos exemplos mais comuns são as pesquisas exploratórias e específicas. E pesquisas secundárias, que utilizam todos os dados e registros de conhecimento público que sua empresa tem à disposição para chegar as conclusões necessárias, alguns exemplos de modelos são: fontes públicas, como os estudos publicados pelo Instituto QualiBest, fontes comerciais e fontes internas;
- A partir disso é possível determinar quem será o alvo das campanhas: clientes externos (campanhas B2C) ou internos (campanhas B2B);
- A definição de persona passa a ser considerada em um terceiro momento, para ajudar a segmentar ainda mais o perfil de consumidores das campanhas, elaborando um perfil fictício sobre um indivíduo que a sua empresa julgue ser o ideal para consumir o produto e assim poder criar ações melhores definidas. Entenda a diferença entre público-alvo e persona acessando o nosso artigo sobre o assunto.
Pode parecer simples, porém esse pequeno fluxo é parte fundamental da entrega de dados qualificadas e quanto maior o número de informações, melhores serão as chances de estabelecer um bom relacionamento.
Por fim, em toda ação, seja para descobrir o perfil do público-alvo, definir persona, descobrir market share, reposicionar marca, lançar ou repaginar produtos é preciso ter o máximo de informações para ter sucesso e para que seja feito um bom uso desses dados conectar cada etapa se faz ainda mais importante.
Quer saber mais sobre a importância de um bom planejamento para suas campanhas? Então continue acompanhando o blog do Instituto QualiBest e para tirar todas as suas dúvidas basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.