Nestes Jogos Olímpicos, alguns temas levantados pelos atletas tomaram conta das discussões gerais. Primeiro, a vitória da skatista brasileira de apenas 13 anos: Rayssa Leal, que costumava aparecer em vídeos fofos andando de skate e vestida de fadinha, levou medalha de prata pelo Brasil e fez história na categoria. Exemplo da Geração Z, ela quebra barreiras para meninas e mulheres ao ser campeã em um esporte com maioria de representantes masculina. 

 

Um estudo do Instituto QualiBest sobre as mulheres dessa geração traz pensamentos como “ter liberdade para pensar, ser e agir da forma como quiser, conhecer a si mesma e todos os tipos de sociedade e gostos de consumo bem definidos”, mostrando que o empoderamento é inerente a esse público. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto. 

Mas se, de um lado, a representatividade ganha espaço (clique aqui para acessar nosso estudo sobre o tema), por outro, questões como a ansiedade diagnosticada também entram para a pauta. A ginasta Simone Biles ficou de fora da competição pelos Estados Unidos após sofrer forte pressão, cometer alguns erros e receber atestado médico para cuidar de sua saúde mental.

Importante lembrar que, além do processo estressante relacionado aos Jogos Olímpicos, como todo o resto do mundo, ela vem passando pela pandemia, o que pode impactar de diversas maneiras a vida de todos nós. Para se ter uma ideia, um estudo do Instituto QualiBest revelou que as pessoas têm vivenciado a pandemia com angústia, ansiedade, aflição e medo, mas também com um sentimento de aprendizado, como você confere clicando aqui.

O impacto positivo da prática esportiva

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 53% da população brasileira pratica algum tipo de atividade física. A motivação principal da nossa população não é a competição, mas sim estar saudável. A própria pandemia foi um momento onde muitas pessoas começaram uma rotina de atividades em casa mesmo. 

O impacto claro da prática de esportes está relacionado a uma melhora na autoestima, reflexos mais rápidos por uma capacidade mental desenvolvida, melhora dos níveis de colesterol e de sintomas de depressão, menor propensão a desenvolver doenças crônicas, envelhecimento com maior qualidade de vida, fortalecimento dos ossos, maior qualidade de sono, diminuição dos hormônios causadores de estresse e ansiedade.