Com o passar do tempo as estratégias que priorizam a experiência humana com o seu público têm sido o principal motivador de mudanças nas estruturas do mercado, fazendo com que o marketing conversacional tenha um destaque muito maior quando o assunto é se aproximar do cliente e criar conexões duradouras.
Como parte indissociável dessa metodologia temos o chatbot, presente em diversas etapas da jornada de compra do consumidor, devido ao suporte essencial que realiza através do autoatendimento. Então fique atento a mais esse artigo do Instituto QualiBest para entender o que é marketing de conversação e como adotá-la.
O marketing conversacional pode ser resumido como uma estratégia pensada pelas empresas para se estabelecer uma conexão com seu público de maneira mais humanizada, ou seja, levando em consideração o fator humano de cada interação de negócios, para proporcionar uma experiência humana mais natural.
Ele funciona criando diálogos reais e únicos com cada indivíduo, um recurso possível graças ao chatbot. Em outras palavras, sempre que o cliente tem uma dúvida ou espera por uma atualização do status do seu pedido, por exemplo, ele pode interagir com uma inteligência artificial que irá fornecer as informações necessárias, buscando se assemelhar a máximo possível com uma conversa real.
Para se ter uma ideia da importância desse recurso, sempre que o consumidor brasileiro busca por suporte, 79% recorre ao autoatendimento, o que inclui chatbots, antes de procurarem o suporte humano, dados do estudo Global State of Customer Service, da Microsoft.
Mas o que faz o marketing conversacional indispensável?
São muitos os motivos e abaixo listamos alguns:
O marketing de conversação é uma estratégia extremamente eficiente para atrair e nutrir novos leads, gerando ainda mais vendas. Isso acontece porque a IA é capaz de orientar esses potenciais clientes de forma a convertê-los e a ser familiarizar melhor com sua marca e propostas, além de coletar informações fundamentais para a geração de insights;
Com um contato humanizado e agradável a experiência do cliente é superior, uma interação inteligente que facilita o engajamento do cliente com a marca. A depender do canal de contato, Apps de mensagem, blogs, redes sociais, entre outros, os clientes deixam suas informações principais e esses dados são usados para entender o perfil do seu público-alvo para criar estratégias ainda mais assertivas;
Durante a interação o chatbot atende a dúvidas e complementa o processo de tomada de decisão do lead e toda vez que isso acontece, a sua empresa se beneficia com uma imagem, autoridade e reputação de marca mais fortalecida.
Como resultado, essa conversa reverbera também para contatos futuros e não apenas para uma compra específica, o que é fundamental para o processo de retenção e fidelização de clientes.
Além desses motivos, investir em uma estratégia de marketing conversacional ajuda na redução do ciclo de vendas, melhora o relacionamento com os clientes e aumenta a produtividade da sua equipe, através da automatização de tarefas que ajudam a eliminar filas de espera, por exemplo.
Dessa maneira é fácil entender as razões pelas quais você deve apostar nesse tipo de estratégia.
Para saber mais sobre o assunto e qual a melhor estratégia para a sua empresa entre em contato com o Instituto QualiBest e fale com um de nossos especialistas.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…