Saber qual é o valor de uma marca no mercado ou entender por que mesmo sendo similares, alguns produtos se tornam mais valiosos do que outros é o conceito de Brand Equity. Ela é a estratégia que muitas vezes está por traz do sucesso e liderança das grandes marcas.
O mundo empresarial não resume o sucesso de uma empresa apenas pelos ativos que ela possui, na verdade a sua imagem pode ser muito mais atrativa financeiramente que qualquer produto e nesse artigo do Instituto QualiBest você vai entender toda essa história em detalhes.
Entenda o conceito de Brand Equity e como desenvolver uma estratégia de sucesso para sua empresa
Em tradução literal, Brand Equity significa “equidade da marca” ou valor de marca, mas não está diretamente ligado a precificação da imagem da empresa e sim ao seu valor agregado a algum produto ou serviço.
Em outras palavras, seu valor é intangível, não pode ser somado ao preço final dos produtos e sim mensurado de acordo com a percepção e experiência dos consumidores. Se eles pensarem bem da marca, a equidade da marca será positiva.
Isso pode ser medido de maneira simples: se uma pessoa diz que conhece uma marca, automaticamente isso atribui valor a ela, mesmo que não seja a quantificação exatamente. Porém, vemos exemplos dessa quantificação diariamente, quando vamos consumir uma marca cujos preços parecem desproporcionais, mas que compramos por saber o valor agregado que ela possui, como: durabilidade, qualidade de atendimento no pós-venda ou design diferenciado.
Mas como desenvolver uma estratégia baseada nisso?
Como dissemos, o Brand Equity está intrinsecamente ligado as experiências que os consumidores possuem com uma marca e o seu crescimento é resultado disso, passando por uma estratégia composta por 5 etapas:
- Conscientização
Introduzindo a marca para o público-alvo através de estratégias de marketing diversas ou mesmo por recomendações;
- Reconhecimento
Quando a marca é facilmente reconhecida em prateleiras ou em posse de outros consumidores;
- Experimentação
Depois das etapas anteriores o cliente experimenta os produtos ou serviços, se tornando um “consumidor” propriamente dito;
- Preferência
Quando a experiência de consumi é positiva, é natural que o produto ou serviço se torne a preferência desse cliente;
- Lealdade
Por fim, com ações constantes que valorizem a experiência do cliente, ele se torna fiel à marca e assim, ele passa a consumir outros produtos e a aceitar demais recomendações.
Contudo, para que isso ocorra de forma ordenada é preciso criar um planejamento conciso e realista a respeito de tudo o que circunda a marca no mercado, desde os hábitos de consumo e nível de satisfação dos clientes, até ações frequentes para reforçar o Brand Experience.
Quer saber mais sobre como tornar a sua marca ainda maior? Então continue acompanhando nossos artigos e não hesite em entrar em contato conosco para criar estudos específicos para a sua realidade.