Empreendedorismo é a palavra de ouro dos tempos atuais. Se antes ter o próprio negócio parecia um sonho, agora se torna cada vez mais uma necessidade, considerando as altas taxas de desemprego e a possibilidade de ter uma renda extra abrindo sua empresa. Mesmo assim, existem alguns pré conceitos que precisam ser desfeitos sobre o assunto.
Na verdade, mais importante do que reinventar a roda é detectar uma necessidade e supri-la com um produto ou serviço. Se a pandemia dificulta sair de casa para ir ao mercado, eu posso oferecer um serviço de entrega. Se ir para academia se tornou arriscado, posso criar um circuito de exercícios personalizados via Zoom ou outra plataforma de chamada em vídeo. Esses são alguns exemplos de possibilidades não tão novas, mas que suprem um desafio com alta demanda e, portanto, podem fazer sucesso. Visitar pesquisas sobre o cenário atual ou até realizar seu próprio estudo sobre algum segmento específico vão ajudar na empreitada.
É preciso entender que empreender não é aparecer na capa de uma revista como o grande descobridor dos sete mares. Tentar abraçar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo pode ser, inclusive, nada prático. Clique aqui para saber mais sobre a importância da segmentação de mercado.
Primeiro, é importante definir o que é sucesso para você. Se o seu indicador for ter um lucro-base e crescente com o passar do tempo, então não precisa estar exatamente alinhado apenas com as coisas que te fazem sentir melhor. Nesse caso, o sucesso está relacionado a um bom planejamento prévio e uma execução saudável das atividades.
Se isso fosse uma verdade, empresas tão grandes como o Facebook, por exemplo, não trabalhariam com pesquisas e versões beta de teste de suas ferramentas. O problema não é errar, mas não estar pronto para lidar com o desafio quando ele aparece. Um planejamento bem feito prevê possíveis obstáculos mas, mais do que isso, ele possui margem de erro no orçamento e no cronograma.
Abrir uma empresa não é encenar uma peça de teatro. Sorrir e ser otimista não é um problema, a não ser que impeça de ver o cenário real. Mais do que transmitir uma boa imagem, o empreendedor precisa estar atento ao seu mercado, tendências e adaptações.
Não necessariamente. Pegar uma ideia já existente e transformá-la em algo ainda mais atrativo pode ser um bom caminho. Entenda que isso não tem a ver com roubar o projeto de alguém, mas sim se apropriar de conceitos gerais, como o delivery por exemplo, e trazer a eles algo que faça ainda mais diferença.
Empreender também significa investir um capital inicial. A estratégia geral precisa levar em conta o tempo para recuperar esse investimento, pagamentos periódicos de manutenção e equipe. Tudo caminhando bem, a empresa começa a ter um lucro específico.
Além de ser chefe de si mesmo, o consumidor vai ser a pessoa que manda no seu negócio.
É preciso ter cuidado com essa máxima. Uma pesquisa bem feita trará resultados mais próximos da realidade do cenário que você escolheu e o especialista na área pode ajudar com consultoria complementar.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…