Em qualquer projeto de vendas uma abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de um conteúdo relevante, valioso e consistente é fundamental para atrair mais clientes e conseguir mais conversões. Estamos falando do marketing de conteúdo.
Produzir conteúdo rico e atrativo é a premissa para não apenas chamar atenção, mas também reter um público definido previamente, com o objetivo de impulsionar uma ação com potencial futuro ainda mais lucrativo.
Nesse artigo especial do Instituto QualiBest mostraremos por que sua empresa precisa de um plano bem elaborado de marketing de conteúdo e quais são as etapas indispensáveis dessa estratégia, que visa melhorar todos os processos dentro da experiência de compra cliente, desde o processo de educá-lo, até conseguir um retorno maior sobre os investimentos.
Em sua essência o marketing de conteúdo é uma estratégia centrada na produção de materiais qualificados, como textos, vídeos, infográficos, redes sociais, entre outros, para otimizar os resultados da sua empresa.
De acordo com o relatório da HubSpot The Ultimate Listo f Marketing Statistics for 2020, empresas que investem nesse tipo de estratégia recebem 3 vezes mais leads do que aqueles que priorizam publicidade de pesquisa paga.
Com isso em mente, tais produções, aliadas a metodologias específicas são ainda mais fundamentais para atrair e engajar seus clientes. O grande “segredo” e dificuldade, nesse caso é fazer com que cada criação seja interessante para esse público.
O consumidor atual, não possui mais uma postura passiva, ele procura e tem o poder de escolher o tipo de conteúdo que quer consumir e de que forma irá interagir com ele.
Do outro lado da moeda está você, empresa, que tem o desafio de produzir com exatidão o que esses indivíduos desejam.
Contudo, a conclusão dos seus objetivos de engajamento, seja ela o crescimento da sua influência nas redes sociais ou a construção de uma audiência fiel, depende do nível de conhecimento que você possui sobre seu público-alvo.
Para isso é preciso contar com pesquisas de mercado para descobrir:
Indo um pouco mais além, é preciso também descobrir quais são os principais desejos, problemas e quanto eles pagariam para ter isso resolvido.
Ao longo do tempo, nós do Instituto QualiBest já mencionamos algumas vezes sobre a importância para suas estratégias em ter clientes engajados e fiéis. A partir de informações e insights qualificados é possível definir qual a mensagem certa, quando o cliente mais procura por uma resposta.
Assim, sua marca tem a possibilidade de superar as expectativas do seu cliente através de conteúdos surpreendentes que serão compartilhados para outras pessoas de maneira natural.
Tudo isso faz parte de uma estratégia maior que envolve diversas metodologias de inbound (atração) marketing as quais veremos a seguir.
Como dissemos no tópico anterior, todas as técnicas de marketing de conteúdo fazem parte de uma estratégia maior de inbound, que se vale da criação de conteúdos relevantes para um público-alvo distinto, buscando se comunicar com ele de maneira eficaz e direta. Criando assim, um relacionamento mais próximo.
Assim, cada tipo de estratégia de conteúdo tem intenção que o cliente passe por todas as etapas da jornada de compra de maneira intuitiva e não invasiva. Em outras palavras, troca-se as propagandas agressivas, de pop-ups enviados sem critério para clientes desinteressados, por materiais trabalhados de acordo com o comportamento do público.
Dentro dessa premissa é possível destacar alguns recursos que são fundamentais para construir uma estratégia assertiva de atração, com o objetivo final de vender mais e gastar menos.
Mas como essas técnicas ajudam a sua empresa? Algumas das principais vantagens são:
Uma das principais estratégias de marketing de conteúdo e que falaremos mais tarde é o SEO. Contudo, simplesmente produzir conteúdo com palavras-chave aleatórias no meio dos textos ou construir links sem qualidade não trarão o resultado esperado.
Isso porque o algoritmo do Google responsável por ranquear as páginas é capaz de distinguir se determinado conteúdo é ou não relevante para o usuário.
Por esse motivo, é preciso construir um material de qualidade, para atrair o maior número de pessoas de maneira orgânica.
Outra técnica possível inclui a criação para redes sociais, visto que isso auxilia no alcance a novos grupos;
Engajamento é sinônimo de vendas. A produção de conteúdo faz com que seu público conheça ainda mais a sua marca, produtos e serviços. Essa maior consciência de marca, brand awareness, concomitantemente faz com que uma percepção positiva contribua para o engajamento do público.
A equação é simples: a produção de qualidade faz com que seus clientes interajam ainda mais, o que gera um maior engajamento;
Segundo a Aberdeen, as empresas líderes no investimento de marketing de conteúdo têm um tráfego em seus sites 7,8 vezes maior do que os concorrentes. Combinar esse tipo de conteúdo com outras estratégias atraí um número muito maior de potenciais compradores para seu site, loja e redes;
Como assim educa o mercado? Um texto, vídeo ou infográfico, bem elaborados com temas relevantes sobre o seu nicho são uma ferramenta fundamental para que o seu público entenda mais sobre o que sua empresa pretende (Vale destacar que nem todo tipo de produção se encaixa em todas as etapas do funil de vendas).
Em diversos casos, o público-alvo não tem conhecimento sobre o mercado que sua empresa figura, ou mesmo para que servem seus produtos e/ou serviços.
Uma produção de conteúdo frequente e concisa age de forma a responder e sanar dúvidas dos clientes, ensinando-os o que é preciso saber para poderem tomar uma decisão de compra favorável.
Por esse motivo, um conteúdo de qualidade é fundamental, para romper com a resistência do público e buscar sua satisfação total;
O Custo de Aquisição de Cliente, CAC, é em média 5 vezes maior do que o custo para manter um cliente existente. Essa é uma métrica essencial para entender os valores necessários para se conquistar um cliente, pois um CAC muito alto acaba por ser prejudicial para qualquer organização e tem um impacto direto no lucro final.
A ideia do marketing de conteúdo é reduzir esses números, assim a receita gasta para atrair um novo cliente é compensada com mais facilidade pela receita que o cliente injeta na sua companhia.
Além das vantagens citadas no tópico anterior, a estratégia de marketing de conteúdo impulsiona a geração de leads, aumenta as vendas, melhora a interação dos clientes com a sua marca, faz com que o público tenha mais confiança e passe a propagar a mensagem da empresa. Dessa forma é mais fácil fidelizar um número maior de clientes.
Mas quais são as estratégias de conteúdo mais relevantes?
Certamente a metodologia não consiste apenas na produção de um texto de blog ou de um post em redes sociais. É preciso pensar o que quer escrever, qual o melhor momento, o canal ideal para promoção, entre outros.
E a forma mais eficaz de fazê-lo é através de estratégias como:
O SEO faz parte de um dos cuidados primordiais para qualquer empresa que invista em marketing de conteúdo. Isso Porque ele é fundamental para a divulgação de conteúdo, visto que ajuda a posicionar seu site e blogs nas primeiras posições do Google.
Saiba mais sobre sua importância em nosso artigo “Pesquisa de mercado, público-alvo e persona: o caminho para estratégias assertivas”;
Não basta apenas produzir textos, planejar as pautas do blog e publicá-los na data prevista. A produção é sim importante, mas a divulgação desses materiais também o são.
As estratégias de marketing de conteúdo não acabam quando publicamos algo. O trabalho de atrair visitantes para o site ou blog, até que ele se torne um consumidor da sua marca ainda é muito extenso.
A ideia da promoção de conteúdo é aumentar o alcance da sua produção e assim melhorar as chances de gerar resultados positivos.
Promover sua produção é a maneira mais rápida de se destacar da concorrência, não basta esperar resultados única e exclusivamente por meio do SEO. Sim, tráfego orgânico traz muito resultado, no entanto, ele não pode ser suficiente. É por isso que a promoção de conteúdo é indispensável;
Quando pensamos em educar o público, automaticamente surge a necessidade de criar materiais complexos em formatos variados, indo além do blog, como e-books, webinars, infográficos, planilhas, entre outros.
Esse tipo de material rico não apenas ajuda a gerar mais leads como também os qualifica, educando-os para entender melhor o seu produto, serviço e posicionamento de marca;
Todas as estratégias de marketing de conteúdo estão interligadas, portanto, não há sentido em criar materiais diversos se o tom de voz usado não for coerente com o que seu público quer ler, ver e escutar.
Construir um discurso coerente é indispensável para cativar e atrair clientes de maneira constante, sempre de acordo com o nicho de atuação da sua empresa. Pois assim você mantém as expectativas sempre em alta e isso ajuda a erguer uma marca forte, um produto de conceito ou um serviço de qualidade.
A melhor maneira de acertar no tom de voz é conhecendo o seu público e o caminho mais assertivo para isso é os ouvindo. Através de pesquisas de mercado específicas, como pesquisas de satisfação e pesquisas de clima organizacional ou estando de olho nos feedbacks das redes sociais, fóruns e áreas de comentário dos blogs;
O funil de vendas funciona como uma alegoria, uma figura de comparação para demonstrar o desenvolvimento da trajetória de um indivíduo comum, passando de lead interessado, para um comprador e por fim defensor da marca.
O conceito de funil é usado para segmentar o público da sua empresa de acordo com o nível de envolvimento com suas campanhas, produtos ou serviços e até mesmo a própria marca.
Entendendo-o se torna mais fácil atrair, converter, se relacionar e vender para os clientes. E para que cada etapa seja bem sucedida o funil é divido em 3 partes:
Dada a sua complexidade entender o funcionamento do funil é crucial para produzir conteúdos adequados para cada etapa e assim ter mais possibilidades de converter o público em consumidores.
Alguns exemplos de conteúdos para cada etapa do funil são: Blog posts, videoconferências (webinars) e vídeos, para o topo; podcasts blog posts, apresentação de slides, infográficos, para o meio de funil; já para o fundo de funil o mais indicado são cases de clientes, depoimentos ou reviews de produtos.
Além disso, vale considerar outros recursos para complementar sua estratégia de marketing de conteúdo, como ferramentas de automação, por exemplo. Mas em nenhum momento é possível deixar de lado o entendimento comportamental do seu público, pois todas as medidas são baseadas nesses insights.
Por esse motivo ter acesso constante a dados atualizados é a solução para entender qualquer mudança de atitude do seu público-alvo, para assim saber como adaptar seu conteúdo o mais rápido possível. E para conseguir essas informações qualificadas você pode entrar em contato com o Instituto QualiBest e falar com um de nossos especialistas.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…