Ao realizar uma campanha com um influenciador digital, sua empresa não deve focar apenas nos números de seguidores que a personalidade apresenta. Para impactar os clientes ou futuros consumidores da marca de maneira eficiente, é preciso ter uma estratégia que busque características como identificação com os valores da marca, taxas de engajamento, segmentação de público, entre outras.
Os influenciadores digitais podem se destacar em uma ou mais redes sociais, mas é preciso entender também qual é a melhor plataforma para que, em um trabalho conjunto com o influencer, a empresa possa atingir o público certo. Por isso, antes de mais nada, defina bem os objetivos que pretende alcançar com essa estratégia de marketing.
Como escolher o influenciador digital
Uma vez que tenha os objetivos bastante definidos – seja para conversão direta em vendas, reposicionamento de marca, fidelização, atração de novos públicos ou outros – chegou a hora de conhecer alguns tipos de influenciadores digitais e selecionar aqueles que fazem mais sentido para sua estratégia.
- Jornalista: com um conhecimento mais técnico, uma vez que pesquisou e checou com fontes diferentes, traz informações e histórias que explicam melhor o produto.
- Top Celebridade: aquelas pessoas famosas que alcançam um grande público.
- Autoridade: são os especialistas sobre determinado tema e que possuem propriedade para falar sobre ele.
- Micro Influenciador: são celebridades da internet que não possuem um número tão alto de seguidores, mas que conseguem um alto engajamento com os que possuem, por serem mais segmentados.
- Fit Celebridade: um tipo quase perfeito de influenciador digital, que possui grande público e, ao mesmo tempo, grande influência e engajamento.
- Ecossistema: conjunto de influenciadores que criam juntos um coletivo ou marca.
- Público interno: seriam as pessoas que engajam e influenciam dentro da própria empresa.
Clique aqui para saber mais sobre as características dos influenciadores digitais, incluindo a classificação por número de seguidores.
Seja qual for o tipo ou o tamanho do influenciador que sua empresa for escolher, lembre-se de estar alinhado com os princípios da personalidade selecionada, para que o conteúdo gerado seja genuíno e traga bons resultados. Pense também na relevância de sua escolha: o influencer entende sobre seus serviços ou produtos? Ele sabe exatamente o que está comunicando?
Além da taxa de engajamento, é preciso estar atento à qualidade dos conteúdos, plataformas e maneiras de comunicar tudo isso. Observe como o influenciador digital já se comunica com o público – uma vez que vocês trabalhem juntos, é importante respeitar a linguagem da personalidade e interferir o menos possível na maneira como ele funciona em relação aos seguidores.
Algumas métricas que podem ajudar são:
- Curtidas no post,
- Número de interações,
- Qualidade das interações (tem muito spam? O que o público costuma dizer nos comentários?),
- Alcance dos conteúdos de timeline e outros (como Stories, por exemplo),
- Posts salvos,
- Impressões dos conteúdos,
- Compartilhamentos, quem compartilhou e como,
- Interações com outras marcas e influenciadores.
Você conhece o QInfluencer Check? Com ajuda dos nossos especialistas, você pode entender quem seria o melhor influenciador para sua campanha.