Marketing

Guia para entender e executar o customer centric

A cultura do customer centric fica cada vez mais forte. O consumidor passa a ser parte integrante da equipe da sua empresa – ele opina mais, exige mais informações, quer rapidez e praticidade, além de colaborar ativamente com a opinião sobre seu produto e serviço, influenciando sua estratégia e outras pessoas. Por isso, veja um guia para entender e executar melhor os planos com a experiência do cliente

O primeiro ponto dessa estratégia começa antes mesmo de ter um cliente. Isso porque o seu Plano de Negócios precisa ter muito claro quem é seu público-alvo, o que ele quer e as ferramentas para estar próximo a ele. Sabe-se, por exemplo, que a geração Z utiliza ativamente o TikTok – portanto, se esse é seu target, não fique de fora da rede social e pense conteúdos relevantes e adequados para ela. Mas essa é apenas uma sugestão óbvia em meio a tantas possibilidades que conhecer a fundo quem você quer na sua marca pode trazer. Uma boa pesquisa pode ser grande auxiliar nesse momento. 

Anotou? Então, mãos à obra!

O que precisa ter na sua estratégia customer centric:

  • Quem são as pessoas que você quer atingir?
  • O que esse consumidor espera da sua empresa?
  • Quais são os comportamentos usuais dessas pessoas na hora de consumir?
  • O que os concorrentes do seu setor oferecem?
  • Quais são as motivações que levam o cliente a consumir seu produto ou serviço?
  • Como exatamente o seu produto resolve um desafio na vida do cliente? Em que contexto ele se encaixa?
  • Que outros produtos ou serviços do mercado poderiam substituir aquilo que você oferece?
  • O que faz a sua empresa diferente dessas outras marcas?

Como trabalhar lado a lado com o cliente:

Primeiro, é preciso pensar sempre em melhorar a experiência desse consumidor em relação à sua marca, do começo ao fim. Fazer com que ele se identifique com seus valores é um primeiro passo bem dado, que vai gerar interesse em consumir com você. A empatia é uma ferramenta importante de comunicação, mesmo na estratégia de marketing – desde que seja genuína. Mas, para satisfazer o cliente, é preciso obviamente conhecer as expectativas e necessidades do mesmo. Portanto, nunca faça suposições. É preciso reunir dados que realmente mostrem o que seu público quer. 

Com isso em mãos, acompanhe de perto a jornada de compra. Empresas que investem nesse processo têm muito mais chance de resultados positivos junto ao público. Neste ponto, você pode considerar desde os tópicos relacionados a facilitar a navegação no site de e-commerce, por exemplo, até segurança de pagamento e canais de comunicação facilitados para tirar dúvidas (de preferência, seguindo o conceito omnichannel). Deixar claras também políticas de devolução, cancelamento, reembolso e outras pode ser mais um ponto a seu favor. Lembre-se: quanto mais você informar seu consumidor de maneira prática, mais seguro ele vai se sentir para comprar com você. 

Antecipar problemas também é importante. Tenha um plano matriz de gestão de riscos, considerando os principais problemas que você pode ter junto ao cliente e definindo estratégias por prioridade. 

Outro ponto que merece sua atenção na atuação de customer centric é a comunicação pós-venda. Manter qualquer relacionamento depende de uma boa comunicação, aberta ao feedback e focada em resolver os desafios que possam surgir. O consumidor comprou e o produto está demorando a chegar? Ofereça desde opções rápidas, como clicar num botão e gerar o cancelamento com reembolso, até canais de conversa humanizada para dar atenção de perto ao caso. Nem todo consumidor é igual e eles podem gostar de resolver a situação de maneiras diferentes. O importante, nesses casos, é que se sintam com possibilidades facilitadas para resolver e que tenham acolhimento da empresa. O chamado atendimento 4.0 é algo que precisa ser cada vez mais enraizado na cultura dos negócios. 

Por fim, deixe para o cliente a sensação de que foi incrível comprar com você. Seja durante a compra ou no pós-venda, ofereça pequenas experiências positivas, como um tom de voz amigável, situações divertidas – com parcimônia e empatia suficiente para entender se não está sendo inconveniente – e presenteie seu cliente de maneiras que ele se sinta feliz o suficiente para lembrar de você sempre.  Executando bem o customer centric certamente você terá aumento na fidelização do seu produto ou serviço.

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024