Você acha que o seu negócio está maduro o suficiente para crescer? E se eu te disser que a sobrevivência de todo e qualquer negócio depende muito da estruturação e de planejamento voltado ao crescimento? Você já ouviu falar em growth marketing e como ele pode impactar seus negócios?
Ok, vamos entender o seguinte: não existe zona de conforto que se sustente por muito tempo. As mudanças estão acontecendo muito rapidamente e quem não acompanhar esse processo de transformação vai deixar a oportunidade passar.
Baseado nesse conceito de transformação, o chamado growth marketing vem se estabelecendo no mercado como uma das soluções mais interessantes para o crescimento estratégico das empresas. É verdade que o cenário atual causa uma certa insegurança, mas também é um momento propício para trilhar novos caminhos e inovar.
O que é Growth Marketing?
O growth marketing (ou marketing de crescimento, como queiram) nada mais é do que a aplicação conjunta de diversas ferramentas de comunicação, marketing e BI para a construção e manutenção de resultados consistentes, unindo soluções para alcançar objetivos a médio e longo prazo. A diferença básica entre as estratégias de marketing tradicional e do growth marketing está nos métodos de atuação.
Diferentemente do marketing mais conservador, a ideia do growth marketing é criar modelos de negócios sustentáveis, abrindo mão de ações que visam resultados imediatos. No caso do marketing de crescimento, a meta principal é gerar crescimento exponencial da marca ou empresa, potencializando a conquista e retenção de novos clientes. Para as ações de marketing mais convencionais, a ideia central é gerar conhecimento da marca e vendas por consequência, mostrando uma certa limitação estratégica.
As pesquisas de opinião são importantes instrumentos dentro da estratégia de growth marketing, pois ela passa por ideias e hipóteses que precisam ser testadas para seguirem em frente ou serem derrubadas. Ou seja, pesquisas de hábitos de consumo ou comportamento do consumidor podem funcionar. Bem como testes de produtos e campanhas, que rapidamente já podem indicar se o caminho a seguir está correto ou se é hora de recalcular a rota sem gastar grandes quantidades de dinheiro.
Consistência é a palavra-chave do growth marketing. Mas, é importante lembrar que a aplicação dessa metodologia depende muito do conhecimento de seu próprio negócio. É fundamental saber quais são os pontos positivos e quais os que podem melhorar. O que é feito hoje faz sentido para o negócio? O orçamento disponível é compatível com as ações de marketing realizadas? É possível ir além?
Tecnologia e inteligência
Todos os elementos que fazem parte do plano de marketing digital como conhecemos estão contemplados nessa metodologia. No entanto, a aplicação de recursos inteligentes e ferramentas de marketing para conquistar maior tráfego, engajamento, conversão e retenção da audiência em plataformas digitais, por exemplo, são pensadas e estruturadas para gerar ações mais efetivas.
Mas como uma estratégia de growth marketing deve ser implementada? Toda a metodologia científica de planejamento dentro do marketing de crescimento deve levar em consideração alguns pontos essenciais para contextualizar a estratégia, baseado nas informações sobre público-alvo, potencial dos clientes, escolha seletiva das plataformas digitais e criação de conteúdos destinados a cada uma das plataformas. São eles:
- Análise inteligente de dados, como passo importante para definir as métricas;
- Questionamentos sobre quais informações precisam ser extraídas nesse universo de dados coletados;
- Hipóteses criadas a partir da compilação dos dados escolhidos;
- Validação das hipóteses mais consistentes;
- Implementação das soluções desenvolvidas após a efetiva validação
Dentro desse planejamento, existe outro conceito para acelerar o crescimento da empresa chamado growth hacking, mas nesse caso as ações envolvidas visam metas pontuais e estratégias de curto prazo. É complicado pensar no macro apenas com ações de hacking. Planejamentos de growth marketing demandam continuidade e fluidez, com equipes integradas e metas bem definidas. É preciso ter uma visão clara dos objetivos a serem alcançados e participação de todas as áreas, com desenvolvimento inteligente das estratégias escolhidas.
Lembre-se: para uma estratégia de growth marketing dar bons resultados, é preciso contar com as pessoas. Equipes formadas por especialistas e totalmente integradas trabalham e melhor sintonia e de modo mais inteligente. Além disso, use e abuse da tecnologia, mas nunca deixe de testar as ferramentas antes de incluí-las em seu plano de ação. Por fim, não deixe de mensurar os resultados. Cruzar informações com ferramentas analíticas traz maior clareza aos resultados alcançados e é fundamental para aprimorar a performance de qualquer planejamento.