Marketing

Dicas para um bom atendimento ao cliente 4.0

O cliente 4.0 não quer apenas receber informação. Ele quer saber os detalhes, ouvir impressões de quem sabe sobre o assunto e também dar a sua própria opinião. Interativo, esse cliente não é apenas um pilar de seu planejamento, ele é basicamente quem dita as regras do jogo e diz para onde você deve seguir. Ele pede por personalização, quer fazer parte da sua história enquanto empresa, é exigente e não gosta de esperar. Além de um planejamento bem definido de comunicação, você sabe as melhores ferramentas para fazer um atendimento à altura desse consumidor?

O que o cliente 4.0 valoriza?

Primeiro, é importante ressaltar que são pessoas que valorizam muito a experiência – desde a maneira como conheceu a marca, seu envolvimento com ela e até o atendimento pós-compra. Isso significa que, quanto mais humanizado for seu atendimento, mais chances você terá de esse cliente ser fidelizado e fazer campanha gratuita para seu negócio. 

Além disso, o consumidor 4.0 valoriza o acesso fácil e rápido a qualquer tipo de informação. Quer vender mais? Facilite os dados do produto, resenhas de pessoas do setor, vídeos mostrando como usar e outros. Quer resolver algum problema pós-venda? Facilite os canais de comunicação. Lembre-se de que as redes sociais também funcionam nesse tipo de atendimento e uma rápida interação por ali pode salvar seu negócio. Soluções como chatbot e Inteligência Artificial já são boas aliadas para esse tipo de estratégia. Além disso, um WhatsApp Business é uma boa pedida como plataforma de atendimento. 

Em suma, não espere o comentário chegar ao Reclame Aqui para atuar. Porém, se isso acontecer, esteja lá também! Converse com seu consumidor, explique, seja ágil na resolução e sempre muito empático. Não fazer suposições antes de entender o ocorrido é a chave para abrir espaço à solidariedade, facilitando assim a troca de dados e a resolução em si. 

Como conversar com o cliente 4.0?

  • Seja autêntico e honesto.
  • Seja ágil na resolução dos problemas.
  • Esteja preparado para fornecer todo tipo de informação. Não tem problema pedir um instante enquanto busca a melhor maneira de auxiliar – o importante é ser assertivo na resposta e não deixar o cliente na mão.
  • Ouça de verdade o que ele está dizendo, incluindo as entrelinhas, mas não faça suposições. Faça perguntas óbvias se for preciso, para confirmar o que ele realmente precisa.
  • Seja resiliente e use o maior número de canais que puder para seu negócio.
  • Treine bem as pessoas que farão esse atendimento, para que elas estejam focadas em oferecer o melhor da empresa de maneira eficiente e clara.

O Instituto QualiBest fez uma pesquisa bem interessante que também aborda este assunto, o Brand Experience.

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024