A população brasileira encontra-se em quarentena devido ao coronavírus desde o mês de março e de lá para cá muitas dúvidas a respeito de como o vírus age e como ele poderia influenciar na vida de cada um foi respondida. Porém, isso não significa que elas não existam mais, pelo contrário, a cada atualização de números e estatísticas as dúvidas aumentam.
Pensando nisso, a equipe do Instituto QualiBest comandou a pesquisa “Comportamento do Consumidor Após o Coronavírus” que dentre outras questões irá responder quais são as maiores dúvidas da população e os impactos nos seus hábitos de consumo.
Segundo a primeira e segunda ondas de estudos realizada pelo Instituto QualiBest entre os dias 10 a 12 e 20 a 22 de março de 2020 com 1098 homens e mulheres a partir de 24 anos em todo o território nacional, as principais dúvidas dos brasileiros a respeito do coronavírus é sobre o fato de ainda não haver uma cura ou tratamento com mais efetividade e as inúmeras incertezas sobre a transmissão da doença.
Em meio a tantas dúvidas a forma como a mídia transmite as notícias sobre o assunto foi mudando durante as duas primeiras ondas, 22% achavam que o assunto estava sendo superestimado e depois o número caiu para 12%. Já o número de pessoas que pensavam que a mídia estava sendo fiel aos acontecimentos aumentou, de 36% no início para 42% na segunda onda.
Os maiores medos dos entrevistados (73%) são de eles ou algum membro da família serem infectados pela Covid-19, seguido pelo medo de não saber se o sistema de saúde é capaz de atender a todos (64%) e de haver uma crise econômica no país (34%).
Tais percepções e sensações têm provocado mudanças de hábitos principalmente com a higiene (94% dos entrevistados mudaram seus hábitos de higiene), que entre o período da primeira e segunda onda essa preocupação aumentou exponencialmente.
O estudo “Comportamento do Consumidor Após o Coronavírus” mostrou principalmente que as dúvidas, medos e incertezas das pessoas foram o combustível para uma mudança positiva no comportamento com relação a higiene em um espaço de tempo muito curto, mas não foi apenas isso. Os hábitos de consumo também sofreram grandes alterações, não só com o meio utilizado para comprar (internet), mas também com a maneira que é feita, com mais consciência e preocupação com os demais. Mas, isso é assunto para um próximo artigo.
Quer saber em detalhes quais foram as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros após o coronavírus e todas as suas dúvidas na íntegra? Basta fazer o download de todos os nossos estudos.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…