Hoje, a terceira idade representa aproximadamente 13,5% da população do Brasil e segundo o IBGE a previsão é de que até 2050 esse número ultrapasse os 29%, ou seja, o brasileiro tem envelhecido mais. Porém, esse grupo não tem tendência a ociosidade, pelo contrário seu potencial de consumo é enorme, mesmo que as marcas não pareçam dar tanta atenção para isso.
Nesse artigo do Instituto QualiBest você vai entender quais são as vantagens de direcionar seus produtos para um público que já é a terceira maior atividade econômica do mundo e quais são os seus hábitos de consumo mais relevantes que ajudam a tornar isso possível.
Por que investir no consumo da terceira idade
De acordo com dados da pesquisa “Entendendo o Shopper da Nova Idade” realizada pelo Instituto QualiBest estima-se que a chamada “economia prateada” seja a terceira maior do mundo, movimentando aproximadamente US$ 7,1 trilhões por ano. Em países como os EUA a atividade econômica desse grupo representa mais de 25% do consumo no país e aqui no Brasil eles movimentam cerca de R$1,6 trilhões anualmente.
Com tamanho potencial de consumo entender quais são os hábitos desse grupo é fundamental para direcionar estratégias marketing assertivas.
Alguns dados que indicam por que a sua empresa precisa ficar atento são:
- A expectativa é que para 2020 a população idosa ultrapasse 30 milhões de pessoas;
- 9 milhões de pessoas do grupo pertencem a classe A+B (com maior potencial de compra);
- Aproximadamente 26% dos lares são sustentados por pessoas com mais de 60 anos;
- Os segmentos mais consumidos são: alimentos e bebidas, carros, vestuário, produtos de higiene e beleza.
Para a terceira idade o supermercado é o ambiente mais frequentado (eles vão em média 5 vezes por semana), porém o “passeio” não é só para fazer compras é também um sinal de independência e autonomia, que se reflete diretamente na sua decisão de compra e hábitos de consumo, como veremos a seguir.
Hábitos de consumo da terceira idade
Fidelidade a marcas e produtos do ponto de venda, essas características geram segurança e familiaridade para o consumidor da terceira idade, quando compram, geralmente são motivados por esses sentimentos, o que fazem com que tenham a tendência de adquirir produtos já consumidos anteriormente.
Porém, isso não significa que estão fechados a conhecer novos produtos, uma das portas para isso é a indicação de alguém próximo.
A ida ao supermercado é frequente, porém eles procuram realizar as comprar em um período específico do mês, como o dia do recebimento da aposentadoria.
Para conquistar esse grupo é preciso prezar pela experiência de compra como um todo, desde o atendimento nas lojas, até a organização e conforto do lugar e a confecção de embalagens, mais práticas, com informações claras e objetivas.
Por fim, a atividade econômica que a terceira idade representa não pode ser desprezada e estudos sobre os hábitos de consumo são fundamentais para ajudar a conquistar esse grupo. Saiba mais sobre o assunto acessando a pesquisa “Entendendo o Shopper da Nova Idade” e para maiores informações entre em contato conosco.