O Instituto Qualibest já compartilhou por aqui sete dicas essenciais para fazer um bom questionário de pesquisa, como você confere neste link. Mas por que é tão importante prestar atenção ao questionário de seu estudo? Porque é ele que vai guiar o caminho das respostas para que sejam o mais assertivas possível e tragam o maior número de informações úteis e de qualidade para impactar suas decisões.
Para criar um bom questionário, comece considerando o tipo de pesquisa que será realizada. Se for online e quantitativa, por exemplo, precisa ter um formato mais prático, objetivo e didático que as perguntas abertas de um estudo guiado por entrevistadores em campo. Leve em consideração também os custos da aplicação, de acordo com a logística selecionada, para que o trabalho seja aplicado da melhor maneira possível.
Outro aspecto importante é pensar sobre a análise que será feita após a obtenção dos dados. Um questionário que foge ao objetivo da pesquisa e não é traçado de maneira a trazer informações focadas pode atrapalhar a análise por não trazer as respostas das verdadeiras questões atreladas às metas.
Pense na praticidade e comodidade também dos entrevistados, para obter respostas verdadeiras. Se o questionário é online, por exemplo, pense no tempo que esse respondente vai levar no processo. Dependendo do tipo de informação solicitada, tenha também a sensibilidade de perceber se não há respostas mais difíceis de oferecer a um entrevistador ou se seria melhor escrever de maneira particular, por exemplo.
Você sabe o que é público-alvo e como isso te ajuda a entender melhor sua…
Você já se deparou com dados que pareciam contradizer os resultados de suas estratégias? A…
O mercado de pesquisa tem passado por uma grande transformação nos últimos anos, impulsionado pelo…
Desde as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em abril e maio de…
A pesquisa sobre bets realizado pela Agência VIRTA, em parceria com o Instituto QualiBest, aponta…
O marketing, assim como diversas áreas do mercado, passou por uma grande evolução nos últimos…