Recorde. Essa é a palavra que define o crescimento do e-commerce no faturamento e aumento das vendas no primeiro semestre de 2020. Devido a pandemia do novo coronavírus, os consumidores passaram a realizar compras de todos os tipos através das plataformas de e-commerce. Todo esse resultado foi alcançado devido uma boa estratégia de marketing.
O recorde é extremamente positivo mesmo em um período tão conturbado quanto ao atual e revela que o setor de vendas online está cada vez mais forte e passa a fazer parte da vida dos consumidores. Esses dados mostram que esse é o momento perfeito para criar e melhorar as estratégias de marketing da sua loja virtual, independente do setor. E nesse artigo do Instituto QualiBest daremos todos os detalhes desse universo.
Estratégia de Marketing para e-commerce: Conheça 3 tipos
Uma estratégia de marketing para e-commerce de sucesso, não se resume apenas a contratação de uma plataforma, recheada de boas fotos e com diversas opções de pagamento.
Apenas assim, as vendas não irão acontecer como se espera, é preciso, principalmente, entender quais são as principais necessidades e anseios do seu público-alvo. E a partir disso ser capaz de otimizar todas as etapas da jornada de compra e seus pontos de contato, para que assim o cliente possa encontrar as respostas que procura.
E para que isso ocorra é preciso investir em algumas ações essenciais, tais como:
-
Pesquisa de Mercado
Dificilmente você irá saber tudo sobre o seu cliente, no entanto, a pesquisa de mercado é uma excelente ferramenta para que você possa chegar bem perto disso, pois ela consegue captar informações de uma parcela específica de consumidores (o seu público-alvo) para você entender como criar ações para impactá-los, baseando-se em dados sociodemográficos.
-
Marketing de conteúdo
É uma maneira extremamente eficiente de se trabalhar com e-commerces. Se divide de duas maneiras de trabalho principais: unindo estratégias de SEO (Search Engine Optimization), cuja função é colocar seu site nos primeiros lugares nas buscas do Google e através da produção de conteúdos de apoio, criando artigos em blogs, por exemplo, para que seu cliente possa se aprofundar mais no conhecimento dos seus produtos e assim se interesse mais pelo que lhe é oferecido;
-
Redes Sociais
A facilidade de comprar com apenas um clique não está apenas no e-commerce. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima-se que o faturamento das vendas pelas em redes sociais chegaram a R$ 79,9 bilhões em 2019. Com um faturamento em 2020 ainda maior principalmente por conta do novo normal.
Além de links patrocinados, ações de marketing com influenciadores, investir no engajamento é fundamental para fidelizar o cliente. Posts informativos, lives e outros recursos auxiliam no processo de lembrança de marca do cliente.
E como saber se o que você está fazendo é realmente eficiente? A estratégia adotada é um fator determinante para compreender quais são as impressões dos seus consumidores em relação ao seu e-commerce. Nesse sentido, as estratégias citadas anteriormente se tornam fundamentais em todas as etapas da jornada de compra do consumidor.
Para saber mais sobre o assunto e entender quais são as metodologias mais indicadas para a sua realidade, entre em contato conosco e fale com u