A forma como você apresenta os seus resultados é tão importante quanto a maneira com a qual você desenvolve um projeto. Quando bem apresentado e de fácil entendimento, para todos os envolvidos, melhores serão as chances de alcançar os objetivos estabelecidos no início. Mas essa é apenas uma das vantagens em saber como fazer um relatório de pesquisa.
Destinado principalmente para quem já finalizou uma pesquisa, o relatório é um texto cujo objetivo final é relatar os dados finais de um projeto de maneira clara e objetiva e nesse artigo do Instituto QualiBest você vai descobrir como fazê-lo.
Uma vez que você descubra como fazer um relatório de pesquisa fica claro a sua importância, pois ele apresenta os resultados (dados e informações) de maneira detalhada, tecnicamente correta e de fácil legibilidade por todos os envolvidos no projeto.
É correto dizer que a qualidade de um projeto de pesquisa de mercado pode ser julgada de acordo com o nível de elaboração e apresentação do relatório. Por isso, indubitavelmente o relatório deve abordar pontos como: objetivo da pesquisa, apresentar resultados claras e conclusões convincentes, estar livre de erros tipográficos e ortográficos, se valer de recursos visuais como tabelas, gráficos e textos apropriados, além de não renunciar a uma linguagem condizente.
Agora que já entendemos a sua importância é hora de sabermos passo a passo como fazer um relatório de pesquisa e para isso é necessário respeitar alguns pontos.
Tais como:
Assim como na elaboração de uma pesquisa de mercado o relatório também deve dar prioridade há um objetivo central, ou seja, responder perguntas que ajudem a solucionar um problema proposto;
Com os objetivos assumidos é hora de dissertar sobre o tipo de metodologia que será usada para coletar os dados da pesquisa, como por exemplo: quantas entrevistas foram feitas? Quanto tempo elas levaram? quais foram os locais escolhidos?
Vale destacar também o público-alvo da pesquisa, além de detalhes demográficos, como gênero dos entrevistados, poder aquisitivo, faixa etária, entre outras características que são fundamentais para elucidar o perfil desse público;
Possivelmente esse seja a etapa mais importante do relatório de pesquisa de mercado, pois deve conter em detalhes os resultados propriamente ditos. Essa seção pode ser estruturada com os temas e objetivos do projeto em primeiro lugar, seguidos pela ordem das questões. O importante é se valer de um roteiro que seja claro e linear e que permita a estruturação correta das perguntas que foram realizadas.
Por fim, mesmo que não seja obrigatório é interessante realizar uma comparação entre os dados obtidos, pois isso pode agregar um valor maior ao resultado do seu projeto.
Independentemente de o segmento da sua empresa saber como fazer um relatório de pesquisa que seja coerente é fundamental também para usos futuros. Por esse motivo, a pesquisa de mercado deve ser igualmente estruturada e embasada em insights de qualidade e para tal o melhor é contar com profissionais competentes.
Para mais informações sobre o tema acesse o nosso site ou entre em contato conosco e fale com que nossos especialistas.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…