Uma pergunta mal formulada pode levar a respostas erradas ou não totalmente assertivas sobre o que gostaríamos de saber. Para fazer a pergunta certa na sua pesquisa de mercado, é preciso retroceder um pouco e lembrar da simplicidade das perguntas que uma criança faz, com objetivos claros e de maneira simplificada. Complicar demais a questão pode confundir o respondente.
Mas não para por aí. Para elaborar a pergunta certa, é preciso ter em mente qual o problema que se quer resolver, o objetivo da pesquisa e as metas relacionadas ao estudo para aplicar os resultados no planejamento da empresa.
Quais são os principais pilares de uma pergunta em um questionário de pesquisa de mercado bem feita?
- Determine o problema que quer resolver com a pesquisa de mercado.
- Dentro do objetivo principal, entenda o público que deve responder sua pesquisa.
- Opte pela clareza na hora de formular as perguntas da pesquisa.
- Se forem perguntas fechadas, lembre-se de formular respostas não tendenciosas.
- Lembre-se de usar o tom de voz correto com seu público em questão.
- Quanto maior a pergunta, maior a possibilidade de ela ficar confusa e não levar a uma resposta efetiva.
- Não pergunte mais de uma coisa ao mesmo tempo – reserve cada pergunta para uma questão específica.
O segredo está na prática
Praticar as perguntas da sua pesquisa por meio de brainstormings e testes de pesquisa ajuda a lapidar melhor essas questões para chegar ao modelo mais adequado para sua empresa.
Envolver os colaboradores de sua empresa ou equipe nesse processo pode ajudar a trazer diferentes pontos de vista para o mesmo trabalho, além de insights que levem a uma questão mais assertiva dentro da pesquisa.
Vale ainda ressaltar que o objetivo final de uma boa pergunta é encontrar as métricas que vão guiar seu planejamento ou lançamento. Por isso, é preciso saber que tipo de dados você gostaria de obter com o estudo, desde engajamento, comportamento do consumidor e do mercado até a satisfação do seu público ou conhecimento de marca.
Quer saber a importância da pergunta certa para obter seus insights? Clique aqui.
Para saber mais, entre em contato conosco.