Marketing

Como dialogar com meu público-alvo?

Você sabe conversar com seu público-alvo? Vocês falam a mesma língua? Mais do que isso, você consegue enxergar o tom de voz e a maneira de agir nas entrelinhas dos seus consumidores? Sabe-se que, em uma conversa, a maior parte da mensagem emitida não está nas palavras e sim na maneira como o emissor age e se comporta – desde movimentos de mãos e inclinação do corpo até a roupa que está usando. Como detectar essa comunicação não-verbal na internet?

Em primeiro lugar, você precisa saber quem é seu consumidor. Mas isso não se restringe a idade, gênero e localização. Você precisa saber do que ele gosta, o que ele quer da vida, onde ele clica, textos e imagens que mais chamam atenção dele quando está rolando a timeline. Tudo isso é possível por meio de pesquisas, insights e interações. 

Também é preciso não fazer suposições. Veja: não é porque é um público mais jovem, por exemplo, que fala ou se veste de uma maneira determinada. Além de comportamentos mais gerais, há nichos segmentados de comportamento. Nesse momento, pergunte-se: você quer atingir todos os nichos dentro de uma amostragem de pessoas? É capaz de conversar com todos ao mesmo tempo? Ou é melhor para conversão do seu produto e serviço focar ainda mais o target?

O terceiro passo é ser honesto. Não seja o tio vestido de adolescente! É preciso que a pessoa que vai desenvolver essa linguagem estratégica esteja inserida de alguma maneira no mesmo contexto, tenha lugar de fala na mesma cultura a que se quer atingir. Um empresário que não está convencido de uma ideia não pode convencer ninguém mais e o consumidor sente de longe o cheiro daquilo que é falso. 

O que preciso saber do meu público-alvo?

Para desenvolver uma boa estratégia de tom de voz, você pode coletar diferentes informações de seu consumidor que julgue importantes para o trabalho. Porém as básicas são: idade, gênero, formação, classe social, localização e hábitos de consumo.

Esses e outros dados vão dar a base da sua estratégia. Mas lembre-se de interseccionar as intenções do seu consumidor com os objetivos da própria empresa. Além disso, saiba que o canal onde você escolhe falar com essas pessoas, seja um site oficial ou o Clubhouse, também precisam fazer sentido no contexto em que busca.

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024