Brand equity diz respeito ao valor agregado que seus produtos ou serviços possuem, a experiência que ele fornece ao cliente, que vai além do valor de mercado propriamente dito, diz respeito a coisas intangíveis, como o status que ele representa, o design arrojado ou demais vantagens que podem ser conseguidas ao longo do tempo.
Esses são apenas alguns exemplos, mas se você acompanha nossas publicações sabe que já falamos disso no artigo “O que é Brand Equity”. Por isso, nesse artigo do Instituto QualiBest queremos ir um pouco mais além e explicar como desenvolver uma estratégia de sucesso para a sua empresa. Então fique atento para não perder nenhum detalhe.
“Os fundamentos da construção de marcas, de ouvir e aprender com os clientes a atender às suas necessidades de modo relevante, são ampliados em um mundo de comunicações digitais e consumidores fortalecidos.”
Essa frase de Allen Adamson, no livro “Brand Digital” resume bem a importância de uma marca. Uma estratégia de brand equity bem construída e planejada é o que no fim, faz com que uma empresa se destaque das concorrentes e se torne insubstituível para seus clientes.
Esse conceito é o responsável por fazer as pessoas pagarem R$ 12,00 por um café no Starbuks, ao invés de R$ 3,00 no pingado da padaria. Não apenas o café e a identidade visual da marca possuem apelo, mas toda a experiência oferecida pelo ambiente, o bom atendimento dos funcionários, a noção de importância que existe ao ser chamado pelo seu nome, o status de frequentar o lugar, entre outros pontos. E o mesmo acontece com outras marcas gigantes, como a Apple, por exemplo.
Mas como eles chegaram a esse ponto, como desenvolver uma estratégia que possa entregar esse tipo de resultado? É isso que veremos a seguir:
Um fator comum em qualquer estratégia de marketing, aqui não seria diferente, é preciso conhecer o seu público-alvo para traçar as suas estratégias com o máximo de assertividade possível;
Uma mensagem forte que crie uma identificação com o público é fundamental em uma estratégia de brand equity. Assim é possível desenvolver um relacionamento mais “íntimo” da audiência com a sua marca.
Leve em consideração como a abordagem será feita, qual o tipo de linguagem que será usada e o tom, mais formal ou não;
Escolher melhores canais para veicular seu conteúdo é indispensável. Tenha presença nas redes sociais, mas não precisa estar em todas, esteja aonde seu público está, em outras palavras, use as redes que ele usa;
Não há como construir uma imagem forte se a empresa não souber como conduzir os diálogos com seu público e isso vale não apenas para o marketing digital, mas para todas as estratégias de marketing.
A voz da marca diz respeito também ao tom da conversa que será usado e que deve ter uma constância em todas as campanhas, pois assim é mais fácil construir um relacionamento mais forte;
Ter uma atividade frequente é outros ponto fundamental, de fato, empresas que criam ações constantes tem em média uma arrecadação 23% maior, segundo pesquisa realizada pela Lucidpress “State of brand consistency” e que você pode conferir os detalhes clicando aqui.
Atualmente nenhuma marca se torna forte o suficiente se não tiver uma presença online igualmente sólida e isso faz do brand equity indispensável para o marketing digital.
Então não espere ainda mais para fazer a sua marca ser única e se precisar de um empurrão basta entrar em contato conosco.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…