Antes de efetivar qualquer tipo de projeto é necessário elaborar um briefing, um documento que serve como um guia e que contém informações cruciais sobre dados da empresa, mercado em que atua e o público-alvo, direcionando as equipes envolvidas em suas funções.
Nesse artigo do blog do Instituto QualiBest você vai entender o que é preciso para elaborar um bom briefing e iniciar o seu projeto de pesquisa da melhor maneira possível.
Dentre outras coisas, o briefing é importante para organizar os trabalhos que serão realizados no projeto, reunir as informações mais relevantes, podendo ainda segmentar as equipes para que cada uma saiba qual o papel a ser cumprindo.
Serve também para direcionar todas as ações e evitar que qualquer confusão ocorra no meio do caminho, fazendo com que menos tempo e recursos sejam desperdiçados, principalmente com tarefas que não sejam importantes ou desnecessárias.
Ou seja, o briefing é importante para fazer com que todas as expectativas do projeto sejam atendidas de maneira mais assertiva.
Não há uma receita única para elaborar um bom briefing e é importante ter isso em mente, visto que ele é um documento individual e como tal contém informações e processos que podem se diferenciar, logo é necessário adaptar as informações mais relevantes de acordo com cada empresa.
No entanto, o processo criativo, pode e deve respeitar uma estrutura que vai ajudar a elencar todos os pontos indispensáveis do documento.
São eles:
Essa etapa visa preencher o máximo de informações possíveis sobre a sua empresa, como a área de atuação, tempo que está no mercado, principais concorrentes, número de funcionários, sua missão, quem serão os responsáveis pelo projeto, qual posicionamento da marca no mercado, principais cases de sucesso, faturamento, recursos em caixa, entre outros;
Sem exceções, todo projeto é elaborado com um objetivo, qual é o seu? Além dessa é necessário responder outras perguntas, como: qual os problemas que sua empresa enfrenta? E por que é necessário realizar um novo projeto?
O objetivo central deve ser destacado, para que o foco não seja perdido, assim as outras etapas serão feitas com maior facilidade;
Responda quais são as características do produto ou serviço que será trabalhado, seus diferenciais, modo de produção, qual a sua percepção de mercado, custo e rentabilidade.
Identifique dados demográficos essenciais do público-alvo, como faixa etária, classe social, localização, profissão e hábitos de consumo. Mostre também as personas do seu negócio para que o briefing fique ainda mais completo;
Para o seu projeto ter sucesso é necessário saber qual o tamanho do mercado e o quanto dele sua empresa possui, além de elencar as mudanças que possam ter ocorrido nos últimos anos.
Não esqueça também de citar seus principais concorrentes, lembre-se que o que eles estão fazendo de certo pode servir de espelho para você fazer melhor;
Defina qual será a verba disponível para o projeto e qual o custo de cada ação individualmente, além do prazo total para finalizá-lo, destrinchando o tempo que todas as etapas irão tomar.
O briefing tem o objetivo de dar informações pertinentes sobre todas as etapas do projeto, por esse motivo é fundamental que ele seja bem trabalhado.
Caso você queira mais informações a respeito desse assunto acesse o artigo “Saiba como criar um bom briefing para o seu projeto de pesquisa” elaborado pela equipe do Instituto QualiBest ou entre em contato conosco hoje mesmo.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…