Garantir a fidelidade dos clientes é fundamental para a sobrevivência da sua empresa, no entanto o tempo, esforço e recursos dedicados para chegar até esse ponto não são poucos e entender qual linguagem utilizar para se comunicar com clientes B2B e B2C é igualmente importante.
Nesse artigo do Instituto QualiBest você vai entender como utilizar estratégias simples, porém efetivas para fidelizar clientes diferentes e como isso poder aumentar exponencialmente as suas vendas.
O que os clientes B2B e B2C procuram?
Independentemente do tipo de cliente, procuram adquirir produtos ou serviços com os quais se identifiquem e/ou necessitam, sejam eles físicos ou jurídicos.
Não é segredo que a relação de valor que existe em um processo de compra vai muito além do preço oferecido, cada vez mais o público procura, mesmo que inconscientemente, por uma série de fatores capazes de gerar vínculos com a marca, desde o estágio de interesse, até a aquisição do produto ou serviço.
Claro que quando falamos de clientes B2B (Business to Business) e B2C (Business to Customer), as estratégias de abordagem precisam ser diferentes, tendo em vista que as empresas são muito mais exigentes que consumidores comuns.
No entanto, uma máxima permanece: conquistar novos clientes pode ser até 5 vezes mais caro do que manter um.
Mas o que cada perfil de cliente procura? É o que veremos a seguir:
-
Clientes B2B
Clientes B2B são por essência mais meticulosos que os consumidores comuns, eles não costumam comprar por impulso, por esse motivo é inescusável estabelecer estratégias assertivas, se aprofundando nas suas principais características, através de uma pesquisa de mercado, por exemplo, para concretizar uma negociação;
Para aproximadamente 53% dos clientes B2B a fidelização está diretamente ligada a forma como a venda é feita e não ao que está sendo vendido. Além disso, o processo de jornada de compra é muito mais complexo e passa por diferentes estágios do funil;
-
Clientes B2C
As vendas B2C são aquelas feitas para o consumidor final e acontecem no varejo, normalmente esse tipo de cliente é guiado por impulsos mais simples como resolver necessidades momentâneas.
No entanto, assim como nas vendas B2B, as estratégias devem privilegiar um público-alvo específico e para conhecê-los a fundo ações como uma pesquisa de mercado também se fazem necessárias.
De modo geral podemos dizer que o cliente corporativo espera que suas necessidades sejam totalmente compreendidas por seu fornecedor para que ele encontre a solução que está procurando. Já o desafio com o consumidor final está em despertar no maior número de prospectos possível o interesse da compra, visto que ela é motivada por emoções e para tanto necessita de estratégias que criem vínculos emocionais.
Acesse o blog do Instituto QualiBest para saber como gerar resultados eficientes através de uma pesquisa de mercado B2B, entre outros conteúdos exclusivos. Para maiores dúvidas entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.