O mercado em movimento constante traz cada vez mais a necessidade de métodos ágeis e assertivos para sua empresa – da gestão à pesquisa. Essas metodologias ajudam a ter foco nos objetivos e a melhorar a comunicação interna para otimizar resultados. Os processos buscam ser mais eficientes e suprir as interações humano-máquina de maneira organizada. Para isso, se baseiam nos pilares comunicação, alinhamento de expectativas, resiliência e praticidade.
Neste artigo do Instituto Qualibest, você vai conhecer alguns métodos ágeis mais eficientes para seu negócio.
O Scrum é um método ágil que auxilia em projetos com curto prazo de entrega. Uma das premissas para que ele funcione bem é tendo um representante do cliente dentro da sua equipe, que ficará responsável por elencar prioridades e garantir o bom resultado na entrega.
Na prática, após definir bem o que cada um vai fazer dentro do projeto, você e sua equipe deverão criar ciclos (sprints). Cada ciclo tem seu tempo de execução definido e deverá ser revisado assim que entregue.
Já o método Lean tem como missão principal eliminar qualquer desperdício na realização de um projeto – isso significa reduzir custos, simplificar tarefas, alinhar melhor a equipe e manter uma maior produtividade.
São três os passos deste processo: construir, medir e aprender. Eles englobam ainda uma logística de melhoria contínua resumida nas seguintes etapas:
A metodologia ágil Kanban se adapta a diferentes tipos de negócio e traz checklists que ajudam a ter uma visão geral do projeto. O foco é sempre evoluir a partir de onde está. Para isso, ele sugere um quadro dividido entre as seguintes listas de tarefas:
Simples, não é mesmo? Mas a simplicidade dessa divisão pode trazer mais assertividade e produtividade para sua empresa.
Também chamado XP, este método ágil possui cinco valores fundamentais – comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. Isso significa que não podem haver horas extras, é preciso ter uma estrutura de interações, integração e melhoria contínuas.
Apoiando-se nessa base, estão as características de constante feedback, abordagem incremental e o encorajar que as pessoas envolvidas se comuniquem com frequência. Levando essas premissas em consideração, você pode dividir seu processo em quatro blocos de atividades:
Originalmente um guia de boas práticas da Microsoft para desenvolver softwares, o método acabou se tornando um processo metodológico para outros tipos de negócio, já que serve também para desenvolvimento interno de soluções, atender clientes e parceiros.
O método se constitui por ciclos, onde cada pessoa envolvida executa suas funções e vai atualizando o resultado do trabalho. Essa sequência se repete até a conclusão ou a cada versão lançada do produto/ serviço.
Este conceito de método ágil enfatiza o envolvimento constante do usuário dentro de repetições e incrementos. É usado principalmente para desenvolver softwares, obedecendo ao tempo e ao custo estimados.
Nele, existem quatro estágios do ciclo de vida: análise, repetição do modelo funcional, repetição de desenho e construção e implantação.
O método ágil SMART funciona muito bem para planejamentos onde a criatividade é ainda mais necessária, como estratégias de marketing e comunicação. Com este processo, é possível ser assertivo e prático.
A pesquisa de mercado também possui seu método ágil para facilitar a vida das empresas. Quer saber mais como funciona? Clique aqui.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…