O mercado em movimento constante traz cada vez mais a necessidade de métodos ágeis e assertivos para sua empresa – da gestão à pesquisa. Essas metodologias ajudam a ter foco nos objetivos e a melhorar a comunicação interna para otimizar resultados. Os processos buscam ser mais eficientes e suprir as interações humano-máquina de maneira organizada. Para isso, se baseiam nos pilares comunicação, alinhamento de expectativas, resiliência e praticidade.
Neste artigo do Instituto Qualibest, você vai conhecer alguns métodos ágeis mais eficientes para seu negócio.
Scrum
O Scrum é um método ágil que auxilia em projetos com curto prazo de entrega. Uma das premissas para que ele funcione bem é tendo um representante do cliente dentro da sua equipe, que ficará responsável por elencar prioridades e garantir o bom resultado na entrega.
Na prática, após definir bem o que cada um vai fazer dentro do projeto, você e sua equipe deverão criar ciclos (sprints). Cada ciclo tem seu tempo de execução definido e deverá ser revisado assim que entregue.
Lean
Já o método Lean tem como missão principal eliminar qualquer desperdício na realização de um projeto – isso significa reduzir custos, simplificar tarefas, alinhar melhor a equipe e manter uma maior produtividade.
São três os passos deste processo: construir, medir e aprender. Eles englobam ainda uma logística de melhoria contínua resumida nas seguintes etapas:
- Identificar oportunidades
- Planejar para melhorar o processo atual
- Implementar as mudanças
- Monitorar o que está funcionando
Kanban
A metodologia ágil Kanban se adapta a diferentes tipos de negócio e traz checklists que ajudam a ter uma visão geral do projeto. O foco é sempre evoluir a partir de onde está. Para isso, ele sugere um quadro dividido entre as seguintes listas de tarefas:
- A fazer.
- Fazendo.
- Feito.
Simples, não é mesmo? Mas a simplicidade dessa divisão pode trazer mais assertividade e produtividade para sua empresa.
Extreme Programming
Também chamado XP, este método ágil possui cinco valores fundamentais – comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. Isso significa que não podem haver horas extras, é preciso ter uma estrutura de interações, integração e melhoria contínuas.
Apoiando-se nessa base, estão as características de constante feedback, abordagem incremental e o encorajar que as pessoas envolvidas se comuniquem com frequência. Levando essas premissas em consideração, você pode dividir seu processo em quatro blocos de atividades:
- Planejamento
- Projeto
- Codificação
- Testes
Microsoft Solutions Framework
Originalmente um guia de boas práticas da Microsoft para desenvolver softwares, o método acabou se tornando um processo metodológico para outros tipos de negócio, já que serve também para desenvolvimento interno de soluções, atender clientes e parceiros.
O método se constitui por ciclos, onde cada pessoa envolvida executa suas funções e vai atualizando o resultado do trabalho. Essa sequência se repete até a conclusão ou a cada versão lançada do produto/ serviço.
Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos
Este conceito de método ágil enfatiza o envolvimento constante do usuário dentro de repetições e incrementos. É usado principalmente para desenvolver softwares, obedecendo ao tempo e ao custo estimados.
Nele, existem quatro estágios do ciclo de vida: análise, repetição do modelo funcional, repetição de desenho e construção e implantação.
Smart
O método ágil SMART funciona muito bem para planejamentos onde a criatividade é ainda mais necessária, como estratégias de marketing e comunicação. Com este processo, é possível ser assertivo e prático.
- Specific: definir a meta de maneira bastante específica.
- Measurable: mensurar esses objetivos com números.
- Attainable: momento de passar o pente fino e checar se as metas são realmente alcançáveis.
- Relevant: entender a relevância das metas e estratégias estabelecidas.
- Time-related: definição do prazo de entrega.
A pesquisa de mercado também possui seu método ágil para facilitar a vida das empresas. Quer saber mais como funciona? Clique aqui.