Marketing

A importância dos dados comportamentais para as pesquisas de mercado

O uso e a importância dos dados comportamentais para as pesquisas de mercado não são novidade, no entanto permanecem tão importantes quanto no momento que surgiram. Eles buscam entender os aspectos que estão ligados aos hábitos de consumo ou as tomadas de decisões de um individuo durante a jornada de compra. Em outras palavras são usados para entender o motivo por trás de determinadas decisões.

Assim sendo, nesse artigo do Instituto QualiBest você não vai entender apenas a importância desses dados para as pesquisas de mercado, mas também como tirar proveito dessa metodologia em benefício da sua empresa.

Como utilizar da melhor maneira e qual a importância dos dados comportamentais?

Ao analisar o contexto no qual as melhores e mais estruturadas estratégias de marketing estão inseridas, fica simples compreender por que os dados comportamentais possuem um papel significativo nas pesquisas de mercado.

Isso se deve principalmente ao fato de que inúmeras metodologias podem realmente se aproximar de entender o comportamento dos consumidores. Contudo, normalmente eles pecam na falta de evidências práticas. Em outras palavras, informações sensoriais captadas através do processo de observação e documentação do comportamento de um determinado público por meio de experiências, ou seja, por pesquisas de mercado.

Mas isso ainda não explica como utilizar os dados comportamentais da melhor maneira possível.

Monitorar o comportamento do seu público alvo e utilizar os insights gerados através das pesquisas é, provavelmente, a maneira mais eficiente de criar experiências de compra mais positivas e uma maneira eficiente de fazê-lo é através da clusterização.

Com agrupamento de consumidores em grupos comportamentais demográficos, ou clusterização, é possível monitorar as mudanças que esses grupos sofrem ao longo do tempo e entender quais particularidades eles dividem ou não.

Assim, o monitoramento contínuo de clusters permite acompanhar de perto as tendências de consumo, fazendo o melhor uso dos dados comportamentais que esses grupos geram para aplicá-los tanto na melhoria da jornada de compra, como em campanhas e estratégias de marketing diversas.

A vantagem é que as metodologias se complementam – clusters e pesquisas de mercado – e ambas bebem da mesma fonte. Com isso, sua marca pode acompanhar as mudanças comportamentais sazonal ou periodicamente de acordo com as suas necessidades.

E para saber como colocar essa metodologia em prática basta contar com o auxílio de profissionais capacitados e experientes, como o Instituto QualiBest, referência no mercado a mais de 20 anos. Entre em contato conosco para maiores informações.

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024