Uma boa pesquisa de mercado é uma das melhores aliadas da sua empresa. Isso porque ela pode trazer desde os insights mais genéricos até as informações mais pontuais que vão guiar suas estratégias e modelos de ação. Você pode usar a pesquisa para inúmeros fins, como conhecer seu público-alvo, saber a real necessidade de um produto que deseja lançar ao mercado, entender a concorrência, traçar as características do seu segmento e tantas outras possibilidades que não cabem em alguns caracteres.
Essa costuma ser a primeira coisa a ser feita na lista de um plano de negócios. Isso porque fica complicado iniciar qualquer empresa dando um tiro no escuro. Como saber se há demanda para o seu serviço? Como entender o tamanho da concorrência e o seu espaço nela? Quais são as estratégias que funcionam e que não funcionam no seu setor? As respostas para essas perguntas não são estáticas e podem não ser tão claras quanto parecem. É aí que um estudo entra, para ajudar que você tenha o maior grau de assertividade possível, otimize tempo na criação, melhore a produtividade e, por fim, evite gastar dinheiro em coisas que podem dar errado depois.
Dicas para uma boa pesquisa de mercado
É importante ressaltar que a pesquisa não faz todo o trabalho sozinha. Primeiro, você precisa saber exatamente o que busca com ela e, em seguida, traçar as perguntas certas para ter suas respostas. É importante ter assertividade naquilo que se questiona, para que o retorno venha da mesma maneira. Quando recebidos os dados, uma análise bem feita é o que vai agregar ao seu trabalho, como você pode conferir clicando aqui.
Enquanto dono do negócio, é necessário ainda que entenda com quem está falando e o tamanho da amostragem que parece suficiente para coletar os insights que precisa. Além de realizar pesquisas, o Instituto Qualibest tem um guia detalhado de como toda essa história funciona. Clique aqui para entender o passo a passo.