Pesquisa sobre Influenciadores digitais
Terceira edição do estudo “O post é pago, e daí?” realizado pelo Instituto QualiBest em parceria com a powerhouse de marketing de influência, Spark.
A pesquisa tem o objetivo de entender os hábitos de consumo de redes sociais e engajamento com influenciadores digitais, mensurar o poder de influência e conversão dos criadores de conteúdo avaliando sua receptividade, e ainda, a reação do consumidor quanto a ações declaradamente pagas (#publi) entre marcas e influenciadores. Realizado entre 23 de janeiro e 15 de fevereiro de forma online, o estudo teve uma amostra inicial de 2 mil pessoas, entre homens e mulheres com mais de 15 anos, de todas as classes sociais e pertencentes a todas as regiões do país.
Veja alguns destaques deste estudo:
✔ O Instagram é a principal plataforma social onde as pessoas afirmam seguir algum Creator (80%), seguido pelo Youtube (60%), Facebook (36%) e TikTok (35%).
✔ 68% dos internautas que seguem influenciadores estão de olho se eles marcam suas postagens com algum termo que mostre que aquela publicação é fruto de uma parceria paga ou patrocinada.
✔ 25% dos que seguem influenciadores os consideram entre suas principais fontes para decisões e quanto mais jovens mais os internautas consideram os creators.