A gestão digital das informações invadiu o mercado e a popularização da internet chacoalhou o escopo de trabalho das empresas que se viram obrigadas a migrar seu conteúdo físico para as plataformas online. Para manter a organização dos negócios em espaços virtuais e acompanhar resultados estratégicos e financeiros, essas empresas desenvolveram sistemas e condensaram as informações em dashboards, que trazem uma visão geral com dados estratégicos do negócio, da operação ou processo aos quais a ferramenta se destine.
Desde a inauguração do Instituto QualiBest, há 18 anos, um dos nossos maiores diferenciais sempre foi o uso de tecnologias inovadoras que posicionaram a empresa como pioneira em pesquisa de mercado digital no Brasil. Naquela época, um estudo tradicional quantitativo demorava mais de 30 dias úteis para gerar resultados acionáveis, enquanto nossa ferramenta de acompanhamento dos resultados online proporcionava que o cliente visualizasse o andamento do campo em tempo real, permitindo, muitas vezes, a tomada de decisões antes mesmo das análises finais dos resultados.
Um dos nossos primeiros clientes, nos anos 2000, uma famosa fabricante de celulares, sempre recorria aos nossos serviços para saber quais cores de aparelhos deveriam ser lançadas para o público. Colocávamos a pesquisa no ar, com cinco perguntas-chave e, em poucas horas, eles já conseguiam visualizar as respostas e definir a cor a ser lançada no mercado.
Ao longo dos anos seguimos dando nova cara e funções a estas barrinhas.
Além do acompanhamento simples de resultados em tempo real, a ferramenta QualiBest, já com um formato de dashboard, evoluiu ao longo dos anos se diferenciando das outras plataformas quando passou a oferecer a oportunidade de cruzar dados de acordo com a necessidade do cliente, por exemplo, cruzamento de idade X gênero. Em uma de suas recentes atualizações, todo o conteúdo foi disponibilizado para exportação para o PowerPoint.
Mas quando a entrega em dashboard resolve um problema de pesquisa?
A entrega somente em dashboard é o caminho quando as dúvidas são pontuais, há pressa e verba reduzida. A facilidade de entrega trouxe uma ótima relação custo-benefício. Este recurso criou a possibilidade de responder perguntas que que antes não eram atendidas em estudos tradicionais, abrindo um novo segmento dentro do setor.
O dashboard também pode ser usado para organizar, flexibilizar e potencializar estudos contínuos, mas isso é um assunto para outro artigo, no qual iremos contar como desenvolver dashboards customizados com KPIs e métricas.
E como vejo o futuro próximo da pesquisa de mercado com tanta tecnologia por aí?
O futuro tecnológico na pesquisa de mercado caminha a passos largos, com as informações chegando cada vez mais rápido e as necessidades dos clientes acompanhando a mesma velocidade. Prazos para entrega de análises estão mais curtos e o output em dashboards já é um facilitador que torna possível evoluir.
Vai ganhar quem oferecer um excelente planejamento, agilidade na coleta, capacidade técnica e conhecimento profundo em pesquisa para tirar o que de melhor a tecnologia pode oferecer. Tudo isso em um combo que resume o Instituto QualiBest: flexibilidade, tecnologia e expertise analítica.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…