Com a chegada do fim do ano, muitas pessoas já estão se programando para as próximas viagens de férias. Pensando nisso, o Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, realizou um estudo com internautas brasileiros para conhecer um pouco mais sobre os interesses de viagens dentro do país. Quais estados são os mais visitados e quais são os mais desejados?
O estudo, realizado de forma online entre junho e agosto de 2023, com mais de 3700 entrevistas entre homens e mulheres de todo o país, com idades entre 16 e 59 anos, de todas as classes sociais, apontou que 35% dos entrevistados relataram ter viajado para fora de seus estados nos últimos 12 meses. Quando falamos em perspectivas para os próximos 12 meses, o número daqueles que planejam viajar aumenta substancialmente (62%), com destaque para a Geração X (66%) e aqueles pertencentes à Classe A (86%).
As capitais do sudeste estão entre os lugares mais visitados no último ano. São Paulo (24%), Rio de Janeiro (17%) e Belo Horizonte (13%) lideram a lista de cidades mais visitadas fora do estado de origem.
Florianópolis, Salvador e Fortaleza aparecem na sequência das cidades mais visitadas. Brasília e Recife que não aparecem no top 5 entre os lugares mais visitados de uma forma geral, sobem no ranking quando selecionamos a Classe A, tendo sido citadas por 15% e 11% dos respondentes, respectivamente.
Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador são os lugares que os internautas brasileiros mais querem ir ao próximo ano com, 21%, 18% e 17% das citações. Na sequência, bem próximo, aparecem as cidades de Fortaleza (16%) e Florianópolis (15%). “Podemos perceber com o estudo que o desejo de viajar para as capitais do Nordeste brasileiro é grande, porém, a incidência de pessoas que realmente vão para a região é menor. Isso sugere que o Nordeste pode ser um destino desejado, mas ainda não totalmente explorado por muitos viajantes”, explica Fábia Duarte, gerente de atendimento e planejamento do Instituto QualiBest.
Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, compartilha com o mercado com regularidade seus estudos proprietários. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Avon, BRF, Claro, Johnson; Johnson, Nivea, Pepsi, Sanofi, Unilever, Uber, entre outros.
Faça o download do estudo, clicando aqui.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…