Blog

Pesquisa aponta que 83% dos homens entendem que precisam cuidar mais da saúde

Desde 2011, quando criou a campanha Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida tem desempenhado um papel crucial na conscientização da população brasileira sobre a importância da saúde masculina. Em particular, apontando a necessidade de um diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o tipo mais comum de câncer entre os homens, superando até mesmo o câncer de pele não melanoma, que no período entre 2019 e 2022 levou ao óbito mais de 62 mil brasileiros, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Neste ano, o Instituto Lado a Lado pela Vida abre a campanha com a divulgação da pesquisa “A Saúde do Brasileiro”, realizada em parceria com Instituto QualiBest. O estudo mostra que 83% dos homens entrevistados entendem que precisam cuidar melhor da saúde. Além disso, 63% disseram que se preocuparam muito com a própria saúde. Entretanto, a pesquisa mostra que mais da metade (51%) atribui a rotina estressante como o principal empecilho para cuidar melhor da saúde, enquanto 32% disseram que o acesso à saúde é o maior problema para seguir com os cuidados médicos.

Participaram do levantamento 815 pessoas. Dos 401 homens, 52% são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); 27% são atendidos pelo Sistema Suplementar (planos e seguros de saúde) e 21% afirmam que utilizam ambos os sistemas de saúde.

A pesquisa também revela que 88% dos homens entrevistados vão ao médico ao menos uma vez ao ano. Quando questionados quem realiza o agendamento das consultas, 84% disseram que são eles mesmos. Apenas 10% afirmaram que são as esposas que marcam as visitas médicas.

 

De acordo com a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, esse resultado confirma que a campanha Novembro Azul tem surtido efeito, principalmente na conscientização do homem para cuidar melhor de sua saúde. “Quando criamos o Novembro Azul, em 2011, os homens dificilmente marcavam suas consultas ou mantinham a rotina de ir ao médico. Hoje, nas nossas conversas, percebemos uma maior conscientização dos homens, principalmente quando o assunto é o câncer de próstata,” afirma.

Mesmo com essa conscientização, 42% dos entrevistados afirmaram que estão acima do peso indicado pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Desses, 31% têm sobrepeso de 6 a 10 kg, enquanto um quarto dos entrevistados (25%) estão com 15 kg acima do peso.

A pesquisa também mostrou que 16% fazem ou fizeram algum tratamento de doenças do coração nos últimos cinco anos, 15% trataram a obesidade e 14% as doenças respiratórias. Apenas 3% fizeram algum tratamento contra o câncer.

Segundo o oncologista Igor Morbeck, membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, “as constatações de sobrepeso acendem a luz pois um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata é a obesidade. Além disso, em um país como o Brasil onde, segundo o IBGE 10,6% da população se autodeclara preta e 45,3% parda, temos o dever de reforçar a mensagem de que a doença é 76% mais incidente em homens afrodescendentes.  Por isso, a importância dos exames de rotina, para identificar o tumor na fase inicial, mesmo que o homem não tenha sintomas, pois no caso do câncer de próstata, eles normalmente aparecem quando o tumor está avançado”.

Dados do Ministério da Saúde de 2022, apontaram para o aumento do índice de mortalidade por câncer de próstata em 25 estados do Brasil no período 2008/2022. A análise considerou a taxa por cada 100 mil habitantes. Entre os estados que mais registraram aumento está o Pará (111,3%), o Amapá (97,9%); o Maranhão (82,6%) o Mato Grosso (65,9%) e a Bahia (63,8%). Os que tiveram menores taxas de crescimento são Rio de Janeiro (12,5%), São Paulo (14,8%), Distrito Federal (17,5%) e Rio Grande do Sul (19,2%). Mato Grosso do Sul e Acre tiveram redução de casos em 4,5% e 24,5%.

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024