Não é nova a discussão sobre o papel da mulher na sociedade e sobre as responsabilidades que a maternidade traz para as mães. Muito se evoluiu nesses últimos anos, mas o peso dos filhos ainda está muito concentrado na figura materna. É o que apontam as mães participantes deste estudo especial sobre o Dia das Mães.
A pesquisa, realizada entre 4 e 8 de maio, ouviu 870 mulheres, com mais de 18 anos, de todas as regiões do país e classes sociais e com filhos com até 15 anos de idade, apontou que cerca de 1/3 das mães tomam decisões e cuidam de seus filhos sozinhas. Se considerarmos também as que dizem que decidem ou cuidam de tudo ou quase tudo, passamos de 2/3 da amostra. Entre as mães que se consideram “mães solo” esse percentual é maior ultrapassando os 86%.
Com o aproximar do Dia das Mães, a pesquisa perguntou se elas têm perspectiva de ganhar algo que querem: 63% acham que vão ganhar algo que mencionaram. Esse percentual é maior entre as mães da classe A, chegando a 86%. Já 14% delas acreditam que não irão ganhar presente este ano. Esse número é maior entre as mães da geração Y (18%) e entre aquelas que não tem um companheiro (20%).
Segundo o estudo, elas se dividem entre presentes materiais e experiências, mas o curioso é que uma em cada dez mulheres quer apenas um dia de sossego de suas tarefas diárias. Perfumes e roupas são os presentes materiais mais desejados, mas celulares, calçados e joias ou semijóias estão entre os mais citados. Já quando se fala em experiência, vemos que as mães querem cuidado. Dia da Beleza, estética facial e corporal estão entre os mais citados, assim como querem viajar, fazer um passeio diferente ou comer em um restaurante bacana. “É curioso ver que o desejo de experiência tem como fundo o autocuidado, um refresco da rotinha frenética que a maternidade exige”, complementa Fábia Duarte, Gerente de Planejamento e Atendimento do Instituto QualiBest.
As entrevistadas foram perguntadas sobre qual marca vem à sua cabeça quando pensam em seu dia. As marcas de cuidados pessoais e beleza são as que primeiro vem à mente, com destaque para O Boticário, mencionada por 42% e Natura, a segunda marca mais mencionada, com 19%. Entre as mães mais velhas o percentual da Natura chega a 33%. Marisa (3%), Avon (3%) e Cacau Show (2%) completam a lista.
Para conhecer mais resultados e detalhes, clique aqui e confire:
O Instituto QualiBest possui um projeto voltado só para as mães onde o assunto são os filhos e seu dia a dia no maternar. Foi criado dentro do painel da empresa que conta com mais de 250 mil participantes ativos e já engajou mais de 2 mil mães com filhos em diferentes idades, tanto para estudos qualitativos como quantitativos.
Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, com regularidade, compartilha seus estudos proprietários com o mercado. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Avon, BRF, Claro, Johnson & Johnson, Nivea, Pepsi, Sanofi, Unilever, Uber, entre outros.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…