Blog

Impacto da pandemia no Dia dos Namorados em 2021

Como a pandemia vai impactar o Dia dos Namorados em 2021? Esta foi a pergunta que o Instituto QualiBest e a Bip – uma consultoria global de negócios – responderam com uma pesquisa de comportamento de consumo para a data. O que descobrimos foi que o dia terá um comércio ainda aquecido, com 73% das pessoas pensando em comprar presentes e uma movimentação de R$ 1,8 bilhão (segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC). Mesmo assim, o ponto de destaque fica para empresas que conseguirem trazer as melhores oportunidades de maneira digital. Para entender as previsões para a data e tendências que podem continuar aquecendo o mercado, clique aqui

Considerando que este é o segundo ano com reflexos da pandemia em toda a economia, os resultados a respeito do Dia dos Namorados foram surpreendentes: 93% dos respondentes pretendem comemorar de alguma maneira, mas a mudança de comportamento também está em como será essa comemoração, já que a maioria decidiu passar o momento em casa. Isso quer dizer que 64% prefere estar com seus parceiros ou parceiras fazendo uma refeição ou alguma atividade romântica no próprio lar, mas 19% dos respondentes vão aproveitar as novas regras e restrições de funcionamento, saindo para se divertir em casal. Por fim, um pequeno número (5%) pretende fazer uma viagem. 

Apenas 10% dos entrevistados decidiram não trocar presentes, enquanto que 17% ainda estão pensando se compram ou não. Destaque para as regiões  Norte/ Centro Oeste que juntas apresentam 76% de respondentes que pretendem ou já compraram algo.

O mundo online sai na frente

Já se sabe que o e-commerce ganhou muito espaço em pouco tempo durante a pandemia. Não seria diferente neste Dia dos Namorados, onde 54% dos entrevistados do estudo pretendem pesquisar e comprar o presente de maneira online, com entrega de delivery diretamente no endereço do parceiro (a). Existem também pessoas que vão fazer um híbrido das possibilidades, ou seja, 20% dos respondentes devem realizar a pesquisa online, mas comprar diretamente na loja física. 

No Sudeste, onde 75% dos entrevistados devem comprar ou já compraram presente, há mais pessoas comprando online com delivery (58%). Quanto aos valores, os consumidores não pensam em fazer muita economia, já que 40% deles dizem que gastaram ou vão gastar mais que no ano passado. Declararam que o valor médio dos presentes seria de R$211, sendo que os homens devem investir  mais que as mulheres. Isso acontece porque eles preferem presentear com produtos eletrônicos, que tendem a ser mais caros. 

Veja mais na matéria que a Revista Veja fez com base nesta pesquisa. 

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024