NPS (Net Promoter Score) é uma métrica de estudo criada pelo pesquisador de negócios Fred Heichheld, em 2003. O objetivo é medir a satisfação dos consumidores a empresas e marcas, projetando insights para experiência do cliente. O NPS é uma metodologia simples que entrega resultados bastante confiáveis. Devido a estas características, passou a ser utilizada muito rapidamente pelo mercado.
Um dos importantes pontos que essa pesquisa de mercado traz é saber se o seu produto está sendo consumido por fidelidade ou só porque não há uma concorrência forte, mostrando onde é preciso trabalhar para não perder o público ao surgir a primeira novidade do segmento.
O NPS é, em palavras simples, uma pergunta fechada com resposta de escala 0 a 10. Além dessa parte quantitativa, a métrica permite o acompanhamento de uma pergunta qualitativa que torne o resultado ainda mais completo.
O NPS é baseado em uma pergunta principal: “Nunca escala de zero a dez, onde zero significa que não indicaria uma marca/produto/serviço de forma algum e dez com certeza indicaria, com que nota indicaria esta marca/produto/serviço para seus parentes ou amigos?”. Aqueles respondentes que recomendarem com notas 9 ou 10 são considerados Promotores, ou seja, podem ajudar a criar valor para empresa e são sujeitos a permanecerem mais tempo como consumidores do seu negócio. Os Neutros são os que respondem notas 7 e 8, enquanto aqueles com notas 6 a 0 são os chamados Detratores, que provavelmente serão menos propensos a serem fiéis à empresa.
Além de entender melhor o público da sua empresa, os resultados de pesquisas que utilizam essa métrica podem ajudar a traçar planejamentos assertivos para transformar os neutros e os detratores em promotores. Clique aqui para conhecer uma série de melhores práticas que ajudam nessa conversão.
A principal vantagem da métrica NPS para o seu negócio é que os resultados servem como guia de planejamento para uma maior fidelização do seu cliente. Além disso, ela pode dar pistas do que é preciso melhorar em relação a sua empresa, produto ou serviço.
Considerando essas melhorias que a pesquisa de mercado com NPS pode apontar, abre-se caminho para um melhor relacionamento com o cliente, uma vez que é possível saber mais sobre o que ele pensa da sua marca. Além disso, estratégias específicas podem ser traçadas a partir desses dados, otimizando o trabalho do seu empreendimento.
Para que a pesquisa seja o mais assertiva possível, é crucial ainda pensar a importância da causa raiz no estudo NPS, o que significa filtrar os problemas até encontrar aquele que de fato desencadeia todos os outros. Veja outras dicas que vão ajudar o seu NPS:
Saiba também os erros mais comuns ao usar NPS e como superá-los.
Para saber como implementar na sua empresa, clique aqui.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…