Independentemente do tipo de pesquisa de mercado que se escolha, ela sempre vai ser uma das ferramentas mais importantes para orientar organizações e empreendedores sobre os principais fatores que circundam o seu segmento, que podem influenciar no processo de tomada de decisão e por sua vez, no sucesso das campanhas de marketing e nas estratégias utilizadas. Por isso é fundamental saber escolher uma empresa de pesquisa de mercado.

Mas, se você estiver se perguntando se realmente vale a pena apostar nesse tipo de ferramenta, de antemão podemos te adiantar que sim, vale muito a pena, pois através da pesquisa sua empresa obtém informações indispensáveis para a saúde do seu negócio.

Para facilitar o processo de decisão e entender melhor o que caracteriza uma empresa de pesquisa de mercado, nesse artigo do Instituto QualiBest  você irá conhecer quais as vantagens existentes nessa estratégia, como isso pode ser usado para descobrir o que o e como seu cliente quer consumir, além claro, das principais dicas para que você possa tomar a melhor decisão no momento de escolher uma empresa desse tipo.

Então fique de olhos e ouvidos bem atentos e acompanhe a leitura até o final.

Um breve panorama sobre o que é pesquisa de mercado

Todo e qualquer tipo de pesquisa de mercado deve ser pensado com o objetivo de resolver um problema específico. Para isso, especialistas realizam um estudo baseado na coleta, interpretação e análise de dados e informações que geram insights (um termo em inglês que significa epifania ou capacidade de discernir uma situação) e fornecem o suporte necessário para que a equipe possa tomar as melhores decisões.

Já que tocamos no assunto, quando pensamos nesse tipo de ferramenta é praticamente impossível dissociar as pesquisas do processo de tomada de decisão. Visto que para se chegar as melhores conclusões é necessário analisar o cenário como um todo, considerando: a identificação do problema, sabendo como definir os critérios e escolhendo as melhores alternativas para poder constatar a eficácia da decisão em si.

E para que tudo isso ocorra da forma como se espera é preciso ter informações. E agora você já sabe o lugar que essa fonte descansa.

5 vantagens da pesquisa de mercado

Se você acompanha o blog do Instituto QualiBest já deve ter lido sobre as vantagens que cada tipo de pesquisa de mercado pode trazer para a sua campanha. Mas se caso ainda não tenha visto então é só acessar nosso artigo “Por que a sua empresa deve fazer uma pesquisa de mercado” para se aprofundar no assunto.

Contudo, aqui estão algumas vantagens que um estudo bem estruturado pode trazer, sem ter em conta o tipo escolhido:

  1. Conhecer em detalhes o perfil do seu cliente e definir o público-alvo;
  2. Descobrir as estratégias dos concorrentes, observando-as e aprendendo com elas;
  3. Dimensionar o mercado;
  4. Identificar as oportunidades com maior antecedência;
  5. Tomar decisões com maior segurança.

Além disso, optando por pesquisas de mercado digital, existem algumas vantagens adicionais, como: menor tempo de resposta para obter resultados, maior alcance, valores mais acessíveis, amostragem diferenciada e resultados em tempo real.

Algumas empresas oferecem esse tipo de serviço, com resposta em até 5 dias úteis (dependendo da amostra), como é o caso da plataforma de respostas rápidas do Instituto QualiBest, QExpress.

Por que escolher uma empresa de pesquisa de mercado?

Como consumidor, sempre que procuro por um serviço busco pelas melhores oportunidades. Essa noção de “melhores oportunidades” pode variar de pessoa para pessoa, mas sem dúvidas ela respeita critérios comuns em qualquer escolha, como a qualidade do serviço, a reputação da empresa e o preço.

E essa noção pode ser aplicada para qualquer nível de complexidade que o serviço represente, desde contratar um prestador, como um pedreiro, até a empresa de pesquisa de mercado.

Quando pensamos no motivo dessa escolha, devemos levar em consideração o que mais nos atrai a despeito da organização (com relação a sua história e reputação, por exemplo), além do retorno que esse investimento irá trazer.

A pesquisa de mercado pode facilmente trazer ótimos resultados para a sua empresa e ainda reduzir custos em algumas áreas.

Veja alguns dos motivos para contratar uma organização do ramo:

Reduzir custos

Quando a pesquisa é bem elaborada e lidera para uma campanha bem sucedida é possível reduzir custos em diversas áreas:

  • Custos com pessoal – não estamos falando do corte de funcionário e sim na manutenção do pessoal, reduzindo o chamado turnover através de pesquisas de clima organizacional, que ajuda a antecipar os problemas que podem gerar insatisfação e como tal a saída de profissionais qualificados;
  • Possibilita um gasto mais inteligente com ações de marketing – como dissemos, a premissa dos diferentes tipos de pesquisa de mercado é conhecer melhor o público consumidor. Assim é possível criar estratégias e investimentos em marketing mais assertivos e eficazes;
  • Otimiza o processo de vendas – da mesma forma que é possível conhecer melhor seu público alvo para controlar os gastos com marketing é possível otimizar o processo de vendas, fazendo esforços direcionados para prospectar clientes, reduzindo o tempo e recursos com estratégias de vendas;

Descobrir o que seu cliente quer consumir

Ao fim da sua jornada todos os clientes estão buscando apenas uma coisa: uma experiência de compra única que os deixem satisfeitos. Na contramão disso, as empresas querem não só que a experiência seja inesquecível. mas que também esse cliente volte a comprar em sua loja e que repasse sua percepção positiva adiante.

Para que isso aconteça é preciso ter o máximo de dados e informações possível sobre esses clientes, para que eles encontrem o que querem e da maneira como esperam e a pesquisa de mercado faz isso de diversas maneiras:

  • Pesquisa de hábito de consumo

Esse tipo de estudo consegue identificar o que gera mais impacto no processo de compra de um determinado consumidor, assim é possível adequar o seu produto ou serviço para que ele se torne o mais atraente possível;

  • Pesquisa de satisfação do cliente

A pesquisa de satisfação é uma das maneiras mais eficientes para saber o que o seu cliente pensa da experiência de compra que obteve. É um método simples para quantificar a possibilidade desse indivíduo voltar a comprar e promover seu negócio para terceiros, ficar indiferente e possivelmente não voltar a comprar ou nunca mais retornar e ainda ser um provável detrator da marca.

Ela pode ser feita ao final de uma compra no site, por questionário simples, pode ser encaminhada via e-mail como parte do processo de pós-compra (tanto para lojas físicas, quanto online) ou mesmo por questionários presenciais, nas lojas;

Além desses tipos, outras pesquisas de mercado podem ser usadas para entender melhor o comportamento do consumidor e descobrir o que ele está procurando.

5 dicas para escolher uma empresa de pesquisa de mercado

Agora que você já sabe a importância das pesquisas chegou o momento escolher a empresa capaz de fazer você se destacar e conquistar ainda mais clientes.

Para isso, separamos algumas dicas para facilitar esse processo de escolha. São elas:

  1. Conheça a empresa e seus profissionais

O primeiro passo é pesquisar bastante sobre a empresa, para entender como ela atua e quem são os profissionais que a representa.

Essa é a pedra fundamental do que falamos anteriormente sobre buscar as melhores oportunidades no momento de contratar um serviço. Não basta apenas procurar pelos menores preços é preciso se assegurar de que tudo sairá como se espera e quando falamos de pesquisas de mercado, que podem guiar a sua empresa para campanhas de sucesso, isso é ainda mais importante.

Veja quantos estudos ela já realizou, verifique quem são os clientes atendidos e quais setores do mercado estão envolvidos, verifique a base de cadastro e não se esqueça de perguntar sobre os especialistas. Uma empresa de qualidade e transparência não irá te esconder quem está por trás da “mágica”;

  1. Verifique a sua experiência de mercado

A empresa que você está buscando fez algo relevante para o mercado? Saiba quais foram as suas conquistas e como isso pode se encaixar no seu projeto.

O Instituto QualiBest por exemplo, está na vanguarda do mercado desde o ano 2000, tendo sido o primeiro a lançar o painel online no país, já no seu ano de estreia. Além de diversas outras contribuições que depois foram seguidas por outras empresas, saiba mais sobre nós aqui;

  1. Verifique como essa empresa irá te atender

Ser capaz de ouvir o seu cliente e entender quando e como ele deseja fazer mudanças no projeto é essencial para promover a melhor experiência possível e isso deve ser um requisito básico da contratada.

Todo estudo de mercado visa responder uma questão levantada no início das reuniões, se ela for ou não, muito específica, a pesquisa precisa cumprir essa demanda por dados levando em consideração todas essas variáveis.

Por esse motivo, não se esqueça de mencionar essas necessidades, para saber se a empresa será capaz ou não de atender a essas questões;

  1. Conheça as suas metodologias

Quais os métodos utilizados para os estudos, quantitativo ou qualitativo? Dentro dessas possibilidades quais os tipos de pesquisas de mercado que são realizadas? Essas questões também não podem ser ignoradas, pois você precisa saber como os procedimentos se dão para ter uma ideia macro dos resultados que irão surgir.

Fica muito mais fácil saber das metodologias usadas considerando a experiência adquirida em estudos anteriores.

Se quiser verificar nossos estudos basta fazer o download de nossos e-books. São gratuitos;

  1. Pesquise sobre os concorrentes

A forma mais eficiente de realizar uma escolha segura, além de conhecer tudo sobre a empresa em questão, é sabendo quem são os principais concorrentes.

Assim como no seu ramo de negócios, existem inúmeras empresas de pesquisa de mercado disputando espaço e a atenção dos clientes, por isso, a comparação entre elas é indispensável, não só para entender as diferenças existentes na maneira de trabalho de cada uma, mas também para não haver equívocos no momento da escolha.

E para você, o que leva em consideração quando vai contratar os serviços de terceiros? É certo que as opções do mercado são muitas e que por isso as empresas se valem de táticas muitas vezes enganosas para se destacarem. Por isso é crucial fazer uma pesquisa diligente que compreenda as principais informações sobre como cada uma atua, garantindo que o seu projeto não seja prejudicado.

O Instituto QualiBest é uma empresa que observa sua concorrência constantemente, a fim de oferecer soluções cada vez melhores e que os clientes possam se identificar com mais facilidade.

Somos inovadores por natureza e usamos nossa paixão pela busca de insights qualificados para elevar ainda mais o nível de nossos serviços.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos do gênero? Então continue acompanhando nossos artigos e para maiores dúvidas não hesite em entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas.