Como o nome sugere, o método quantitativo de pesquisa de mercado diz respeito à mensuração da quantidade de respostas dos entrevistados com o objetivo de conseguir dados e insights para confirmar hipóteses, e para dimensionar opiniões e comportamentos.

Em outras palavras é uma pesquisa que busca quantificar as opiniões e informações de um determinado público. Nesse artigo do Instituto QualiBest você vai entender seu objetivo e real importância para as estratégias de marketing da sua empresa.

A importância do método quantitativo para direcionar ações de sua empresa

O método quantitativo tem como sua principal característica ser conclusivo, quantificando um problema para que seja possível entender a dimensão que ele possui, ou seja, é uma pesquisa que fornece informações numéricas sobre o comportamento do público-alvo da sua empresa.

Esse tipo de pesquisa pode ser usado em diversas situações, seja para medir o tamanho do mercado do seu segmento, qual a percepção da marca frente o público, entender o comportamento e frequência de compra, para pesquisas de avaliação de serviços ou produtos, awareness de ações ou campanhas, entre outros.

Em muitas situações a pesquisa de mercado com viés quantitativo vem aliada à pesquisa qualitativa ou se baseia nos insights já conhecidos pela empresa. Acesse nosso artigo “Entenda o que é pesquisa qualitativa e quantitativa” para saber mais sobre o assunto.


Gerar calculadora

Em sua maioria o método quantitativo utiliza-se de questionário diretos e bem estruturados, composto principalmente por perguntas fechadas, na qual os entrevistados possuem uma lista com possíveis respostas.

Dentro desse modelo existem diversos tipos de perguntas, tais como:

  • Múltipla escolha

Na qual o entrevistado pode escolher entre várias opções existentes em uma lista de resposta;

  • Perguntas de resposta única

As perguntas RU são aquelas onde o entrevistado deve escolher somente uma opção de resposta. Por esse motivo são usadas para conseguir dados e informações mais objetivas, estando normalmente ligadas a perguntas sobre informações demográficas: gênero, idade, estado civil, entre outros;

  • Dicotômica

Como o nome sugere, nesse modelo de questionário há duas opões de resposta, geralmente assinaladas como “verdadeiro ou falso” “sim ou não”;

  • Ranking

O entrevistado tem a oportunidade de hierarquizar em ordem de importância ou preferência as alternativas de resposta;

  • Avaliação por nota ou por escala

São perguntas focadas em avaliação: quanto gostou, nota para uma experiência, fit com marca ou produto, entre outros. São inúmeras as possibilidades de escala, desde as numéricas até as semânticas. A decisão de qual escala aplicar é uma das chaves de eficiência de uma pesquisa.

Em resumo, utilizar o método quantitativo em uma pesquisa de mercado tem o objetivo de facilitar as tomadas de decisão, pois fornece em números insights, avaliações e aderência à expectativa dos consumidores tornando as ações de sua empresa ainda mais assertivas e, portanto, mais rentáveis.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando nosso blog e para maiores dúvidas basta entrar em contato conosco e falar com um nossos colaboradores.