O desenvolvimento de projetos de pesquisa agile foca o equilíbrio entre a execução das tarefas e a flexibilidade de atender às suas necessidades com a mesma ou maior qualidade no menor tempo possível. Como isso funciona na prática? O agile baseia-se em pegar o desenvolvimento e dividi-lo em tarefas menores, que devem ser realizadas em ciclos. Ao fim de cada ciclo, uma parte do desenvolvimento é executado. E isso acontece sucessivamente até o alcance do resultado esperado.
E como esse cenário pode ser transportado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa? Veja abaixo os principais passos:
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que um projeto de pesquisa agile é uma forma rápida de solucionar o problema do cliente, seja ele interno ou externo. O objetivo da metodologia ágil é garantir que todos os insights sejam usados, reduzir o tempo de desenvolvimento e focar na satisfação do cliente.
Nesse segundo passo, cada estágio da pesquisa deve ser dividido em interações ou “sprints”. Após o primeiro sprint de pesquisa, o primeiro ciclo de desenvolvimento começa enquanto o segundo sprint de pesquisa ocorre. Os resultados do segundo sprint de pesquisa são então realimentados para o segundo ciclo de desenvolvimento, durante o qual o terceiro sprint de pesquisa ocorre e assim por diante.
Você estará efetivamente dividindo sua pesquisa de mercado em “partes”, cujos detalhes serão definidos pelos resultados anteriores do sprint e pelos requisitos de desenvolvimento. É fundamental mapear esses blocos, porque até mesmo a pesquisa agile precisa de uma estrutura.
Ao mapear o processo do projeto de pesquisa agile será possível:
Como se trata de uma grande mudança, é natural que os profissionais ainda não estejam completamente ambientados aos projetos de pesquisa agile. Para transpor essa barreira, os treinamentos são indispensáveis. E isso também vale para o cliente, que precisa entender como funciona o agile. Explorar a metodologia escolhida, apresentar os conceitos e realizar uma capacitação sobre o tema são ações fundamentais para obter o sucesso de atuação. É por meio desse ganho de conhecimento que o time ficará preparado para executar todas as tarefas de maneira completa e o cliente mais seguro sobre os resultados.
Por isso, é fundamental que a equipe esteja tão integrada quanto possível e possa trocar as informações necessárias para o sucesso. As reuniões contínuas, inclusive, entram nesse quesito. Além de tudo, a troca de ideias com o cliente precisa ser favorecida. Ele deve estar envolvido no processo de forma contínua, pois isso aumenta a qualidade.
Mas todos esses passos não significam que ser agile é desenvolver todo o projeto de pesquisa de maneira mais rápida. O que os projetos de pesquisa agile permitem é entregar valor mais rápido ao cliente, já que as metas são alcançadas em ciclos interativos e incrementais, o que traz flexibilidade e adaptabilidade ao processo. O projeto de pesquisa agile deixa muito mais claras e ajustáveis as definições do que será entregue a cada etapa.
Ao final, entre muitos benefícios que a metodologia agile traz para a criação de projetos de pesquisa, elencamos cinco deles:
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…