Confira abaixo dicas para criar um bom questionário de pesquisa:

Decidir pela condução de um projeto de pesquisa é um dos melhores caminhos que a sua empresa pode tomar para chegar às melhores decisões, pois é a partir dele que se torna possível pensar em estratégias que estejam alinhadas não apenas com as suas intenções como marca, mas também com o que o seu público procura e quer consumir.

Se sua pesquisa é quantitativa, etapa fundamental para atingir os objetivos do projeto é a construção do questionário de pesquisa. E como é a sua construção? Trata-se de um formulário de perguntas bem orientadas e pensadas para esclarecer as maiores dúvidas do seu negócio e que deve ser respondido pelo público alvo do seu negócio. Essas respostas irão fornecer dados imprescindíveis que irão orientar toda a equipe de marketing no planejamento estratégico de suas ações.

Nesse artigo do Instituto QualiBest você vai saber em detalhes o que é um questionário de pesquisa, com dicas de como elaborar um modelo que atenda às suas necessidades, além de debater qual a sua importância e o que deve ser evitado para que a abordagem possa ser um sucesso.

Qual a importância do questionário de pesquisa?

Supondo que seu objetivo de pesquisa seja entender as principais tendências e motivações de compra de um produto ou serviço, um questionário de pesquisa bem elaborado é capaz de compreender, por exemplo, o comportamento do público entrevistado nas mais diversas fases da jornada de compra, desde o estágio de conscientização, no qual ele percebe uma necessidade, passando pela fase de consideração, onde ele passa a “investigar” sobre suas opções para suprir a necessidade criada, até a fase de decisão, em que ele adquire o produto ou serviço propriamente dito.

Todos os estudos relativos à sua importância revelam que os questionários são feitos principalmente para encontrar os porquês de cada ação ou linha de pensamento de um público-alvo.

Mesmo com mecanismos cada vez mais úteis como os modelos de “Big data”, que fornecem uma gigantesca base de dados demográficos e de hábitos digitais (comportamento durante a jornada de compra, atividades em redes sociais, sites acessados, entre outros) muitas perguntas ainda podem ficar sem resposta e por esse motivo, a escuta do consumidor se faz necessária.

Logo, um questionário é uma forma objetiva de dar voz ao consumidor e saber se sua empresa deve ou não veicular uma determinada campanha ou mesmo criar um produto ou serviço.

Tipos de perguntas para o questionário

Possivelmente você já deve ter notado que para nortear, não apenas as perguntas que serão feitas em um questionário de pesquisa, mas também, todas as ações que serão tomadas durante o projeto é necessário que as perguntas corretas sejam feitas.

Com isso em mente, você deve ter notado que a primeira dica para elaborar um bom questionário está em definir o objetivo da pesquisa, ou seja, definir exatamente o a empresa deseja explorar entre seu público alvo.

Uma vez que o problema central tenha sido definido é o momento de pensar no método que irá melhor atender os objetivos. No blog do Instituto QualiBest você encontra diversos conteúdos relevantes que irão te ajudar entender quais são os principais tipos de pesquisa de mercado e a sua aplicação em cada tipo de projeto.

Em pesquisa quantitativa temos duas categorias básicas distintas de perguntasperguntas fechadas, geralmente utilizadas em questões com alternativas objetivas e pré-definidas – sim ou não, escala de avaliação ou conhecimento – e perguntas abertas onde o entrevistado pode justificar livremente uma resposta de pergunta fechada, por exemplo – porque você não gostou desta ideia.

Se no momento de definição das perguntas você perceber que boa parte delas são perguntas de razão, comportamento, entendimento profundo de um assunto, você já sabe que a melhor metodologia a ser aplicada não é quantitativa, mas qualitativa.

 

7 dicas para criar um questionário de pesquisa

O primeiro passo para elaborar um questionário que atenda todas as expectativas do projeto é definir os objetivos da pesquisa, ela vai determinar o sucesso da ação, por isso é necessário ter o máximo de clareza para obter os resultados esperados.

A ideia é desenvolver perguntas de acordo com o que a sua empresa deseja saber, seja sobre tendências de um setor e as suas chances de crescimento ou investimento em prol da tomada de estratégias mais adequadas ou mesmo para entender como a campanha de um produto ou serviço seria recebida pelo público-alvo.

Mas além disso, a construção de um questionário de pesquisa deve respeitar outras etapas igualmente importantes, tais como:

  • Ter um público-alvo definido

Uma vez que você já saiba quais respostas gostaria de receber é hora de saber exatamente de quem essas respostas deverão vir. Escolher o público-alvo da pesquisa vai impactar diretamente no seu êxito.

Lembre-se que o respondente deve poder entender bem as perguntas e se identificar com elas para que as respostas sejam sinceras e verdadeiras. Essas características tornam imprescindível saber com quem se está falando.

  • Seja simples

Para conseguir repostas honestas e verdadeiras e fazer com que os respondentes se identifiquem e se importem com a pesquisa é preciso torná-la interessante, para isso, manter a simplicidade do questionário é fundamental.

Além do mais, mesmo que o tema seja interessante, não são todos os envolvidos na pesquisa que se mantém engajados por horas, por isso é importante ser direto e conciso, caso isso não ocorra, pode haver uma consequência óbvia: a desistência dos participantes ou perda de atenção quando o questionário passa a ser cansativo. Qualquer uma das duas situações influencia diretamente na qualidade da pesquisa;

  • Explique o motivo da pesquisa

Explicar o porquê da pesquisa assim que o estudo tem início ajuda a manter o engajamento e interesse dos participantes, pois faz com que eles entendam qual papel terão em todo o processo e conscientizem-se da sua importância, a fim de evitar que haja desistências inesperadas;

  • Use uma linguagem familiar

Essa etapa conversa diretamente com os 3 primeiros pontos que levantamos, formular perguntas que se valham de uma linguagem que faça sentido para os respondentes é fundamental, por isso deixe o vício de linguagem e jargões comuns do marketing de lado, se o seu público não for familiar com isso e fale de uma maneira que eles entendam. Assim, as chances de os participantes criarem uma identificação com a pesquisa serão maiores;

  • Formulando as perguntas

Por mais que a formulação das perguntas seja uma etapa óbvia ela não pode acontecer sem que antes alguns parâmetros sejam estabelecidos, como o objetivo, motivo e público-alvo da pesquisa. Esses pontos devem sempre ser considerados para que as perguntas não fujam do que foi proposto.

Mas essas não são as únicas etapas que requerem atenção, ao elaborar as perguntas é importante seguir outras etapas, como: a clareza, objetividade e simplicidade nas perguntas e os tipos de perguntas que serão feitas.

  • Aposte em recursos adicionais para o questionário

Não existe um modelo obrigatório e engessado para criar um questionário de pesquisa, por esse motivo é comum e aconselhável apostar em outros recursos para complementar a pesquisa e melhorar o engajamento dos respondentes, principalmente se o tema abordado for mais sensível.

Além do texto introdutório que explica o porquê da pesquisa utilize vídeos e imagens com decorrer do questionário, essa estratégia pode ser usada até mesmo se a sua intenção não for realizar um teste de conceito, pois deixam o processo mais dinâmico e interessante;

  • Teste seu questionário

Agora que as etapas principais estão prontas é o momento de testar seu questionário, o objetivo é garantir que o projeto como um todo seja um sucesso, por isso revise todo o conteúdo, leia novamente todas as perguntas e opções de resposta para ter a certeza de que está exatamente como planejado.

Para testar o questionário escolha um pequeno número de pessoas que correspondam ao perfil de respondentes e quando terminarem anote o tempo que foi gasto para responder e procure saber como eles se sentiram a respeito das perguntas, se algo estava confuso ou se havia erros. Assim as chances de triunfo serão maiores.

Para nós do Instituto QualiBest informação é sinônimo de sucesso, considere criar um questionário com o máximo de dedicação e atenção aos detalhes e caso sinta que há uma lacuna ou algo similar, não hesite em entrar em contato conosco e conversar com um de nossos especialistas.