Apesar do futuro nebuloso que inúmeros setores da indústria têm a sua frente, reflexos diretos da pandemia causada pelo novo coronavírus, uma modalidade de negócio respira a pleno pulmões, os aplicativos de delivery.
Em 2018, 81% dos internautas brasileiros encomendaram ou contrataram algum tipo de serviço através de aplicativos ou sites e em 2020 esse percentual chegou a incríveis 92%. Mas não esses não são os únicos dados que impressionam, e nesse artigo do Instituto QualiBest você vai descobrir através de estudos realizados pelos nossos especialistas o que mudou nos últimos 2 anos.
Em um estudo realizado pelo Instituto QualiBest entre os meses de julho e outubro de 2018, “consumo de comida delivery por aplicativo”, com 2011 pessoas de todo o país, foi possível identificar que essa modalidade de comércio estava em um grande processo de ascensão e crescimento entre as mais variadas camadas da sociedade.
Agora, quase dois anos, depois, refizemos esse estudo, entre os dias 15 e 25 de setembro de 2020, com 1500 internautas brasileiros e conseguimos constatar algumas informações valiosas, que você vai conhecer a partir de agora:
Tanto em 2018, quanto agora, o uso de aplicativos de delivery de refeição são os mais utilizados, mas com um salto considerável de 50% há dois anos e para 76% agora. Ainda com iFood, UBER Eats e Rappi, como principais apps do segmento.
Em seguida temos os apps de mobilidade, também com salto de 50% de utilização em 2018 para, 61% atualmente. Uber e 99 os principais expoentes do setor.
Alguns serviços como entrega de gás 42%, compra de alimentos em supermercados / mercados 36%, serviços de motoboy 39%, ingressos 30%, e serviços educacionais 29%, cresceram bastante em 2020 e outros apareceram na lista, como assinatura de clubes de bebidas e serviços de diaristas, ambos com 6%;
Como não haveria de ser diferente, o uso do dinheiro em espécie diminuiu de 71% antes para 61% agora, enquanto o uso de cartão de crédito e débito cadastrado no app aumentou 17%, saindo de 24% em 2018 para 41% em 2020.
Com relação ao awareness, aplicativos de delivery conhecidos houve poucas mudanças de posições, mas com uma diferença muito grande de porcentagem a partir da 2ª posição.
O iFood ainda permanece como o app mais conhecido pelos usuários, 93% há dois anos e 98% agora. Já o Uber Eats que anteriormente era conhecido por apenas 32% da população, hoje foi citado por 79% do total.
Em 2018 o terceiro lugar era ocupado pela Pedidos Já, com 20%. Que hoje ostenta apenas 9% do awareness do público. Em seu lugar está a Rappi, que subiu de modestos 17%, para 69%.
Outros aplicativos merecem destaque em 2020, 99 Food, 50%, James Delivery, 22% e Loggi, 16%.
Quando o assunto são os aplicativos de delivery que pretendem utilizar no futuro, iFood 79%, Uber Eats, 55% e Rappi 41% são os destaques.
Continue atento aos conteúdos do Instituto QualiBest para saber mais detalhes sobre a pesquisa “Uso de Aplicativos Delivery” ou acesse de forma gratuita em nossa página, esse e outros estudos.
Para maiores dúvidas entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…