Branding

Marcas, Copa do Mundo e a Black Friday

Pela primeira vez, a Copa do Mundo de Futebol masculino acontece entre os meses de novembro e dezembro. Essa mudança foi provocada por motivos climáticos já que no Qatar as temperaturas podem superar a marca dos 50ºC nos meses de junho e julho. Será que esta mudança impactou ou irá impactar os eventos de final de ano? E as compras para a Black Friday?

44% dos internautas brasileiros acreditam que a mudança não trará nenhum impacto, foi o que detectou um estudo do Instituto de pesquisas QualiBest, pioneiro em pesquisas online, realizado entre 31 de outubro e 4 de novembro, com 545 internautas brasileiros com mais de 16 anos e de todas as classes sociais. Já 24% acham que as pessoas terão dificuldades em conciliar a agenda dos jogos com os compromissos habituais de final de ano e 16% mencionam que o evento acabará comprometendo o orçamento familiar para as festas de final de ano.

Questionados sobre a compras para o Natal e Ano Novo, 36% dizem que ainda não sabem como vão se organizar. Já 19% afirmam que aproveitarão a Black Friday, 14% pretendem comprar mais online, 14% dos entrevistados pretendem antecipar as compras e 11% pretendem deixar as compras para a última semana antes do Natal.

Sobre a compra de equipamentos para acompanhar os jogos da Copa do Mundo, apenas 30% dos internautas pretendem fazer, sendo que, 24% pretendem comprar uma SmartTV e outros 9% querem equipamentos que transformam a TV em Smart.

Já quando questionados sobre quais produtos os participantes pretendem comprar mais nesse período de Copa, a cerveja foi a mais mencionada, com 46% das citações. Refrigerantes e Carne para churrasco são mencionados por 42% como mais consumidos nesta época, sendo que a classe A afirma consumir mais ambos os produtos, chegando a 60% de menções para refrigerantes e 65% para carnes  de churrasco.

Marcas e a Copa do Mundo

Entre os dias 10 e 16 de novembro, o Instituto QualiBest realizou um novo levantamento agora com o objetivo de captar a relação das marcas com a Copa do Mundo. Nessa nova onda, foram entrevistados 545 internautas brasileiros, com mais de 18 anos e de todas as classes sociais. Para eles, a marca mais citada como parceira, apoiadora ou patrocinadora da COPA DO MUNDO de FUTEBOL de forma espontânea foi a Coca-Cola, com 30% das menções, seguida por Nike (23%), Adidas (17%), Itaú (14%) e Vivo (12%). Quando estimulados, a Adidas aparece com destaque (71%), seguida pela Coca-Cola (68%).

Para 66% dos internautas o patrocínio de uma marca a Copa do Mundo influência muito positivamente a sua imagem, esse índice é ainda maior entre as mulheres (70%). Entre os atributos mencionados pelos entrevistados sobre uma marca patrocinar a Copa estão: credibilidade (74%), Solidez (73%), Preocupação com os esportes (71%) e vontade de conhecer melhor seus produtos (63%).

Sobre a oferta de promoções ligadas ao evento, apenas 18% afirmaram que já participaram ou estão participando de alguma promoção ligada a Copa do Mundo. A adesão a essas promoções é maior na Classe A. 44% afirmam que participaram ou estão participando de alguma promoção ligada ao evento.

As promoções citadas como mais atraentes, para 30% dos entrevistados, são aquelas que oferecem vantagens ou descontos na compra ou troca de produtos e aquelas do tipo compre e ganhe.

“Com esses dois últimos estudos que fizemos em relação a Copa do Mundo percebemos que a percepção dos internautas em relação as marcas que apoiam o evento ainda é muito positiva e que as marcas acabam criando um relacionamento mais próximo com os brasileiros”, explica Fabia Duarte, gerente do projeto no Instituto QualiBest.

Essa é a terceira parte de um  estudo maior do Instituto QualiBest que tem como objetivo de acompanhar o comportamento do consumidor, antes, durante e depois da Copa do Mundo. A cada onda,  a pesquisa abordará temas como marcas, eventos esportivos, influencers, Black Friday, Natal e sensação pós copa do mundo. Os resultados da primeiro onda, que tinha como tema Nostalgia, pode ser acompanhado aqui. Já a segunda parte, com o tema  lembranças e hábitos dos internautas brasileiros em relação ao maior campeonato de futebol do mundo, pode ser lido aqui.

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024