Estamos há poucos dias do início da Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá em novembro, no Catar. Um dos maiores e mais assistidos eventos esportivos ainda não está no radar de boa parte da população. De acordo com um levantamento do Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online do país, apenas 24% dos entrevistados pensam, atualmente, na Copa do Mundo.
O levantamento foi feito entre os dias 13 e 18 de outubro, com 540 pessoas, sendo mulheres e homens acima de 16 anos. Com tema Nostalgia, a pesquisa visa entender o que os brasileiros estão pensando e faltando há um mês para o início da Copa.
Questionados sobre quais são os quatro principais temas que estavam na cabeça, nas discussões e conversas com amigos e parentes, política/eleições foi o assunto mais mencionado, com 57% das menções, seguido por “Dívidas” com 35%, “Saúde” (34%) e “Mercado de trabalho” (32%). O tema “Copa do mundo” ficou em 8º lugar, com 24% das citações, logo atrás de “Educação” (29%) “Corrupção” e “Pandemia/Covid 19”, com 26% cada.
As classes sociais CDE são as que menos pensam na Copa, mas também são as que mais estão preocupadas com “Dívidas” (42%) e com o “Mercado de trabalho” (39%).
O Futebol continua sendo uma paixão nacional, 35% dos internautas pesquisados afirmaram que gostam muito da modalidade e este número é ainda maior considerando apenas a classe B, na qual 43% disseram ser apaixonados pelo esporte.
Ao serem indagados sobre quais os eventos esportivos mundiais, nacionais ou internacionais que costumam acompanhar, 59% responderam jogos de futebol nacional, seguido pelas Olímpiadas, com 52% e, 41% dos entrevistados afirmaram acompanhar campeonatos de futebol internacionais.
Por outro lado, 19% afirmam que não acompanham nenhum tipo de Campeonato. O desinteresse é ainda maior entre as mulheres, com 26%. As classes sociais CDE também representam 26% daqueles que não se interessam. Entre as regiões com menor interesse pelos campeonatos está a região Norte, com 32% das respostas negativas.
Com relação aos meios de comunicação mais utilizados para acompanhar os jogos, competições e demais eventos esportivos, os canais de TV aberta disparam, com 72%, seguido por TV fechada, usada por 52%, e o Youtube por 47%. As Redes Sociais como Facebook e Twitter também foram mencionadas por 42% das pessoas.
E, por falar em redes sociais, foi questionado aos participantes se eles seguem algum influenciador digital ou youtuber que fale sobre assuntos relacionados a futebol, 38% afirmam que seguem pelo menos um influenciador. Entre os mais lembrados estão: Casimiro, Luva de pedreiro, Fred do Desimpedidos, Neto e outros.
Para mais informações sobre o estudo acompanhe o Instagram do Qualibest, conheça já nossos primeiros insights:
Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…
As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…
Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…
Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…
No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…
As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…