Branding

Como descobrir a imagem e o território da sua marca

Segundo a OMPI (Organização Mundial de Propriedade Industrial) a marca é um “sinal que serve para distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos outros de outras empresas”. Mas não é tão simples assim. Marca é muito mais uma “promessa” de estilo de vida, de personalidade, de benefícios. A marca serve como uma espécie de identidade única que a diferencia dos concorrentes e entrega ao consumidor a possibilidade de representar suas preferências e gosto pessoal, além de fazer com que o consumidor não compre apenas um produto, mas sim a imagem que esse produto pode lhe imprimir. Saiba agora mesmo como a imagem bem trabalhada pode ampliar o território da marca.

Uma marca carrega diversos significados, como:

  • Benefícios – referem-se ao resultado esperado com o uso do produto. Por exemplo: um carro não oferece apenas o benefício básico de transporte, mas também status, conforto e segurança
  • Atributos – referem-se às características estéticas e funcionais do produto. Por exemplo: no carro, os atributos são cor, tamanho, custo de manutenção, entre outros
  • Valores associados– são reconhecidos, identificados e valorizados pelo público-alvo. Por exemplo: a marca pode transmitir valores associados à família ou à aventura
  • Personalidade: alguns traços de personalidade são associados à marca por meio da propaganda, como autonomia e independência. A marca atrai o público cuja autoimagem real ou projetada se encaixa na imagem percebida da marca

E como o consumidor escolhe as suas marcas preferidas? Muitas vezes a escolha é baseada em preço, mas mesmo produtos de necessidades básicas, como os de limpeza, usam estratégias para diferenciar suas marcas das concorrentes, apontando seus benefícios que podem ir, sim, desde o preço, até serem ecologicamente corretos e não prejudicarem o meio ambiente. Tudo depende de  como a marca se posiciona no mercado.

Construindo a imagem a partir da identidade da marca

 

A marca é formada por características tangíveis e intangíveis que, reunidas, criam uma conexão com o consumidor, que se identifica com os seus valores. E a marca deve ser considerada como um ativo, capaz de trazer benefícios econômicos e impactar a operação, positiva ou negativamente, dependendo da qualidade de sua gestão.

Ou seja, a marca é um elemento que pode alavancar e sustentar um negócio no tempo, por meio da mudança de comportamento efetiva que provoca nos diversos públicos. Pode atrair, manter ou repelir colaboradores; transmitir confiança a investidores; manter o poder público a seu favor; criar interesse junto à imprensa, formadores de opinião, influenciadores digitais. E, claro, gerar lealdade e relevância para os clientes.

Mas, antes da construção da imagem, é preciso compreender a identidade da marca, que envolve o propósito da empresa, e é formada pelas experiências, relacionamentos, desejos, valores do cotidiano e como engaja as pessoas.

Por isso, a imagem de marca vai além do produto, e é construída em função de contextos e expectativas particulares. É o que as pessoas creem, no que se refere à marca, em seus pensamentos, percepções e expectativas.

O objetivo da boa gestão da marca é que o cliente não consuma um produto, e sim a imagem que tem dele. Nesse ponto é que entra o chamado branding, que vai cuidar da gestão da marca, das imagens e ideias a ela associadas. O branding envolve todas as ações que têm por objetivo tornar a marca mais forte e presente no mercado, gerando reconhecimento pelo público, admiração e desejo por aquilo que oferece.

Definindo o território de marca

 

Os territórios almejados de marca são lugares ou situações . Algumas marcas de água mineral, por exemplo, querem ser associadas à saúde e bem-estar e, assim, um território adequado é o esporte. Já para marcas de bebidas energéticas o melhor contexto para incentivar o seu uso é a emoção, adrenalina e, portanto, podem estar associadas a esportes radicais.

A seleção de territórios da marca é considerada uma das decisões estratégicas mais importantes da gestão da marca, pois vai definir o posicionamento pretendido no mercado e segue os seguintes passos:

1 – Definir a marca

2 – Definir o portfólio de produtos

3 – Identificar benefícios funcionais e emocionais oferecidos

4 – Buscar relações entre os benefícios e situações

Vamos tomar como exemplo uma marca fictícia de produtos de higiene para bebês. Então teríamos:

Marca

Cheirinho de bebê

Produtos

Sabonete

Shampoo

Colônia

Pomada para assadura

Benefícios

Funcionais

Hipoalergênico

Não arde no olho

Cheiro suave

Benefícios

Emocionais

Confiança

Qualidade

Conforto

Relacionamento

Territórios

Casa e família

Mãe e filho

Hora do banho

Hora de dormir

Troca de fralda

Planejando com mais assertividade

 

A construção da identidade, imagem e território da marca não é feita na base do “achismo”. Seja na definição de estratégia de gestão de marca ou em novas ações de branding, uma pesquisa de mercado é a melhor aliada para planejar com mais assertividade e ganhar inteligência competitiva.

Contar com o máximo de informação confiável sobre o mercado e transformá-la em insights é indispensável para a eficiente gestão da marca já que, como ressalta o mestre da Administração moderna, Philip Kotler, “um processo de administração de marketing eficaz começa com a pesquisa de mercado, pois, sem ela, uma empresa entra em um mercado às cegas”.

E, com a pesquisa de mercado, sua empresa será capaz de:

  • Dimensionar o Funil da Marca
  • Verificar se a imagem da marca está coerente com a sua identidade
  • Identificar o território da marca
  • Monitorar a saúde da marca
  • Medir o resultado do investimento na marca

Quer saber mais sobre pesquisa de marca? Entre em contato com o QualiBest.

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024