Branding

Cliente Oculto: o que ele pode fazer pela sua marca hoje

Pode-se dizer que entregar um serviço de qualidade é um dos maiores diferenciais competitivos para as empresas. Mas, mesmo que os executivos das empresas saibam disso, a maioria das organizações e marcas ainda não consegue fazê-lo. O porquê disso? Do ponto de vista do mercado de pesquisas, na maioria dos casos, a principal razão para isso é a dificuldade de compreender o real significado do termo “serviço ao cliente”. E é por isso que serviços como o de Cliente Oculto se popularizaram quando o assunto é a checagem da qualidade desses serviços.

Classificado por muitos como um “conceito abstrato”, o serviço ao cliente é visto como algo que não pode ser definido, medido ou avaliado de maneira absoluta. Porém, existe uma técnica que possibilita desconstruir esse conceito e desvendar o que o cliente encara como um serviço de qualidade, o Cliente Oculto.

Para saber quais são os fatores que precisam ser melhorados no serviço ao cliente, é preciso obter compreensão completa das exigências que partem dele, ou seja, detalhes que, juntos, constroem a excelência no atendimento e serviço. E são essas informações que devem ser coletadas na metodologia de pesquisa do Cliente Oculto.

O ponto de vista do seu cliente

Existe uma divergência significativa entre expectativas do cliente e percepções dos gerentes e gestores destas expectativas. E isso pode levar a resultados inesperados, já que a empresa não está entregando o serviço que seu cliente espera.

Para que isso não aconteça, é importante ver a empresa pelos olhos dos clientes, escutar esses clientes, especialmente quando eles têm uma reclamação do serviço. Como seria possível aprofundar o relacionamento com o cliente se ele não é ouvido? E, como consequência, os erros que lesam o serviço ao cliente continuam se repetindo e desgastando a relação entre consumidor e marca.

Melhorar a qualidade do serviço ao cliente depende totalmente de feedback. Esta é a melhor forma de identificar o que está errado e, a partir daí, definir estratégias para corrigir erros, melhorar o serviço.  Nesse ponto, os erros devem ser encarados como oportunidade de negócio.

Mensurando o desempenho a partir da metodologia do Cliente Oculto

Para medir a satisfação do cliente, a maioria das empresas promove pesquisas simples. O problema é que estas normalmente não conseguem entregar informações necessárias para os gestores identificarem as fraquezas que, juntas, prejudicam a avaliação geral advinda do cliente.

Ferramentas de Cliente Oculto, muito conhecidas como ferramentas de mensuração de desempenho, são um método de observação ativa – usando clientes treinados para monitorar os processos, procedimentos utilizados para entregar o serviço.

Essas informações podem ser usadas para ajudar os gestores a direcionar os recursos de maneira mais eficaz e eficiente, e focar os esforços do pessoal de linha de frente.

E como fazer isso?

É necessário um sistema que permita uma integração entre medidas de desempenho financeiras e operacionais.  E, também, que traduzam a visão e objetivos estratégicos em ações objetivas. As análises dos dados apresentados podem ser avaliados em esferas diferentes:

  • Temporal – permitindo a comparação de um período de tempo a outro.
  • Geográfico – permitindo a comparação de uma unidade à outra.
  • Estratégico – permitindo prever as consequências de diferentes cursos de ação alternativos.

Uma dica importante é fazer uma avaliação comparativa, por exemplo: “melhor que o esperado”, “pior que a concorrência”, “melhor que mês passado”, entre outros. Nesses casos, é imprescindível uma abordagem de mensuração quantitativa, mesmo que aspectos da mensuração sejam, por sua própria natureza, qualitativos.

Nesse processo, deve-se dar atenção especial aos indicadores de desempenho (que serão definidos pela empresa). Atente-se aos pontos:

  • O objetivo de cada indicador deve ser claro, assim como os métodos para avaliar e calcular a pontuação.
  • Os indicadores devem ser selecionados através de discussões com os envolvidos (clientes, gerentes e empregados) e serem acionáveis.
  • Os indicadores devem se relacionar diretamente com a estratégia da organização e precisam ser simples e fáceis de usar, mudar conforme as circunstâncias mudem e fornecer rápido feedback.
  • Os indicadores devem ser criados para estimular o aperfeiçoamento contínuo. Não para simplesmente ser uma monitoração ou controle.

E para que seu processo de mensuração de desempenho ajude a melhorar os resultados, é importante ter em mente algumas regras:

  • Ao medir indicadores, o faça apenas com o que é relevante. Medir algo que não pode ser modificado ou que não importa para o seu negócio é perder tempo e dinheiro.
  • Mostre os resultados. Suas equipes precisam estar a par do desempenho e ter ciência de que o trabalho feito está dando resultados ou negativos.
  • Aumente o nível de desempenho. Uma vez que seus objetivos foram alcançados, é necessário definir objetivos maiores. Se você não estiver melhorando constantemente, pode ser surpreendido por um concorrente que está.

Quer saber mais sobre a metodologia do Cliente Oculto? Entre em contato com o Instituto QualiBest e saiba como podemos ajudar a sua empresa nesse processo.

*Bernardo Liao é especialista em CX e Mystery Shopping

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024